Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Rússia pets

Patron, o cão farejador que ajudou a encontrar mais de 90 bombas na Ucrânia

Cachorro integra grupo antibomba em Chernihiv e é considerado 'a alma da equipe'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Patron, um pequeno cão farejador, tem se destacado pela atuação na guerra da Ucrânia. Desde o começo do conflito, ele já ajudou a encontrar mais de 90 bombas russas, segundo serviços da Defesa do país.

O jack russell de dois anos integra um esquadrão antibomba na cidade de Chernihiv. Em rede social, o Serviço de Emergência da Ucrânia escreveu que Patron é a alma da equipe.

BOM PRA CACHORRO 0 Patron, cachorro farejador na ucrania
Patron, cachorro farejador na Ucrânia - @dsns_ukraine no Instagram

Segundo a publicação, cãozinho está sempre ao lado dos colegas humanos e adora queijo —e sempre ganha sua recompensa.

Ao relatar o feito do peludo e reconhecer sua bravura, o Centro de Comunicação Estratégica e Segurança da Informação do país afirmou: um dia a história de Patron será transformada em filme, mas, por enquanto, ele continua com seus deveres profissionais.

Vídeo publicado mostra o cãozinho em ação. Na sequência de imagens é possível ver ele sendo vestido com um colete especial, entrando no carro e pulando no colo de integrante da equipe e farejando em meio a destroços.

Patron —que em ucraniano significa cartucho— busca e ajuda a desarmar artefatos ou que, muitas vezes, são dez dez vezes maiores do que seu tamanho e representam risco tanto para os combatentes como para civis.

Tratado como um herói, o cachorro tem sido retratado nas redes e ganhou agradecimento pelo "trabalho incansável".

Chernihiv, onde ele atua, é uma das cidades sob bombardeios. A guerra completou um mês nesta quinta (24).

Nesse período, mais de 3,5 milhões de cidadãos fugiram do país. Muitos não desistiram dos pets, que foram carregados por longas caminhadas ou em trens lotados até um local seguro.

Países vizinhos que recebem refugiados flexibilizaram regras para aceitar também seus animais, como Polônia, Hungria e Eslováquia, segundo a organização Peta. E abrigos acolhem animais vítimas da guerra.

No entanto, muitos ucranianos foram obrigados a abandonar seus animais durante a fuga. Alguns dos que ficaram conseguiram ser resgatados por grupos de defesa animal que atuam no país, em um trabalho constante, apesar do conflito.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.