O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com Alberto Fernández, ex-presidente da Argentina nessa segunda-feira (13). No encontro, trataram das relações entre os dois países e a tragédia do Rio Grande do Sul.
Fernández foi um dos mais próximos aliados de Lula na América Latina durante o período que governou a Argentina. Ele foi sucedido pelo ultraliberal Javier Milei, que acumula atritos com Lula e que ainda não se reuniu com o presidente brasileiro.
"Transmiti nossa solidariedade pela tragédia que vive o sul do Brasil em consequência das tremendas enchentes que deixaram centenas de vítimas e consideráveis perdas materiais", escreveu Fernández no X (antigo Twitter).
Na rede social, o ex-presidente disse ainda que entende que os dois países devem unir forças para que as relações culturais e comerciais não diminuam. "Devemos compreender que temos um destino comum que nenhum capricho ideológico pode violar", diz a postagem.
Fernández também se reuniu com Gleisi Hoffmann, presidente do PT, na sede da sigla, com quem falou sobre a situação política da América Latina. Discutiram, ainda, a possibilidade de realizar em Brasília uma reunião do Grupo de Puebla, fórum político e acadêmico composto por representantes políticos de esquerda.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.