Cacilda

Blog de teatro

Cacilda - Lenise Pinheiro
Lenise Pinheiro

O palco em formato digital. Rastros de luz pelo firmamento.

Retrospectiva 2021 Capítulo 4

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Concentração de artistas, que em 2021 tocaram cornetas e surdos em nossa imaginação. A união das mãos em torno da chama. Mantém acesa a cena digital com coreografias de diferentes olhares. Os profissionais dos palcos vivem as vidas de tantos. Tornam a caminhada possível. O Cacilda Blog de Teatro deseja felicidades para o final do ano. E 2022 Iluminado!

Imagem com superposição de informações. Mescla fotografia de trecho de avenida em externa noite e iluminação fria. Com rostos em formato de circunferência em tons quentes exibindo rostos de mulheres jovens uma sorridente e a outra circunspecta. Exibe duas legendas onde se lê mensagens para falar de saudade, grafadas em letras claras.
Atrizes Andressa Lelli e Julia Terron - Lenise Pinheiro

‘Descontrole Público’

Atrizes Andressa Lelli e Julia Terron

Festa do fim do mundo. Palco/cyber/rave.

Corações acelerados. A vontade de se entregar. Gratuidades?

Frenesi no teatro digital. Exageros. Papos de camarim:

- "O espelho é transcendental".

A arte também!

Acessibilidade

Imagem com superposição de informações. Mescla fotografia de trecho de avenida em externa noite e iluminação fria. Com rostos em formato de circunferência em tons quentes exibindo rostos de mulheres jovens uma sorridente e a outra circunspecta. Exibe duas legendas onde se lê mensagens para falar de saudade, grafadas em letras claras.

Fotografia horizontal em branco e preto. Homem com chapéu na cabeça e sorriso no rosto. Levanta os braços e com as mãos em curva compõe gesto que circunda seu rosto e sua cabeça. Aparece  do queixo para cima. Ao fundo um facho de iluminação compõe o quadro iluminando a parede em simetria ao gesto do ator.
Ator Ailton Barros - Lenise Pinheiro

‘Desfazenda me enterrem fora desse lugar’

Ator Ailton Barros

O canto do poeta virando notícia. Vozes das personagens batizadas por números:

– "12, 13, 23 e 40".

Metáfora algébrica. Cálculo na aritmética da desigualdade. Repentista, mestre de cerimônia, trovador. Palavra, corpo, ritmo, ação. Estrela D’ Alva. Elementos para além das formas. Roberta.

Acessibilidade

Fotografia horizontal em branco e preto. Homem com chapéu na cabeça e sorriso no rosto. Levanta os braços e com as mãos em curva compõe gesto que circunda seu rosto e sua cabeça. Aparece retratada do queixo para cima. Ao fundo um facho de iluminação compõe o quadro iluminando a parede em simetria ao gesto do ator.

Atriz com turbante na cabeça. O tom quente contrasta com o escuro do casaco. Suas unhas adornam as mãos que seguram com delicadeza antigo aparelho de telefone. O bocal e o fone um pouco distantes da boca e do ouvido sugere que a ligação  ainda não se efetivou. Seu rosto em suave suspenção indica que alguma tensão está no ar. Adornam o quadro Um aparador de madeira com vaso e folhagens. Ao fundo janela com cortina transparente deixa entrar a luz ao mesmo tempo que forma desenhos geométricos com a sombra das grades no tecido.
Atriz Regina França - Lenise Pinheiro

‘Ensaio para uma voz humana’

Atriz Regina França

Diálogos em linha de transmissão...de pensamentos!

Interrupções. Graus de parentesco.

Atenuantes. Negativas:

- "Ah não. Como você entrou aqui"?

Lágrimas escorrem dos olhos da atriz.

Sombra. Rímel. Angústia.

Tecnologia. Desenhos à mão livre.

As cores da vida.

Acessibilidade

Atriz com turbante na cabeça. O tom quente contrasta com o escuro do casaco. Suas unhas adornam as mãos que seguram com delicadeza antigo aparelho de telefone. O bocal e o fone um pouco distantes da boca e do ouvido, sugere que a ligação ainda não se efetivou. Seu rosto em suave expressão indica que alguma tensão está no ar. Adornam o quadro Um aparador de madeira com vaso e folhagens. Ao fundo janela com cortina transparente deixa entrar a luz ao mesmo tempo que forma desenhos geométricos com a sombra das grades no tecido.

Atriz com largo sorriso nos lábios muito bem contornados e pintados de carmim. Usa óculos escuros. Da mesma tonalidade de seus cabelos e trajes. Em primeiro plano segura com as duas mãos coroa de louros estilizados. Seu rosto aparece no centro do ornamento, onde aparece também suave reflexo de uma luminária circular. Ao fundo à esquerda,  vaso com arranjo floral de extremo bom gosto.
Atriz Lulu Pavarin - Lenise Pinheiro

‘Eu nasci para ser Miss’

Atriz Lulu Pavarin

Artistas de teatro envoltos em máscaras.

Estandartes dos movimentos nos palcos em formato digital.

Contam história e celebram o amor aos palcos, em interlocução com o insondável momento.

Em alerta máximo, sussurram:

- "Merda"!

Acessibilidade

Atriz com largo sorriso nos lábios muito bem contornados e pintados de carmim. Usa óculos escuros. Da mesma tonalidade de seus cabelos e trajes. Em primeiro plano segura com as duas mãos coroa de louros estilizados. Seu rosto aparece no centro do ornamento, onde aparece também suave reflexo de uma luminária circular. Ao fundo à esquerda, vaso com arranjo floral de extremo bom gosto.

Atriz toma conta do quadro. Aparece com microfone  à esquerda do rosto colado na bochecha. Olhar arregalado que lhe confere expressão de espanto suavizada pela bela coloração que seus olhos irradiam. Os cabelo em cuidadoso desalinho recebe diferentes colorações nas pontas oriundas dos reflexos proporcionados pela iluminação cênica. Em close fechado com fundo indefinido em tons de azul.
Atriz Fabiana Gugli - Lenise Pinheiro

'Gala’

Atriz Fabiana Gugli

Licenças poéticas e liberdades. Profundezas para além das vinte mil léguas. Planos para o futuro. Deboches. Reminiscências.

Diálogos travados entre cortes e edições:

- "Ele não conta uma história...Não ...Ele não quer coerência. Eu quero coentro no meu feijão e salsinha no meu sapato. A gente vive, a gente sonha. A gente idealiza. A gente se movimenta. A gente atua. A gente se politiza. Se mobiliza".

Temperos e sambas. Cravos nos canos dos fuzis.

Yolandas sastifeitas?:

Acessibilidade

Atriz toma conta do quadro. Aparece com microfone à esquerda do rosto colado na bochecha. Olhar arregalado que lhe confere expressão de espanto suavizada pela bela coloração que seus olhos irradiam. Os cabelos em cuidadoso desalinho recebe diferentes colorações nas pontas oriundas dos reflexos proporcionados pela iluminação cênica. Em close fechado com fundo indefinido em tons de azul.

Imagem composta por múltiplos quadros com elenco de sete integrantes. Todos em suas respectivas câmeras casulo. Trabalho realizado durante o período crítico de isolamento social.  Elenco em torno das causas urgentes mantém os semblantes fechados e se apresentam em fundos neutros.
Atores Caio Marinho, Caio Franzolin, Gabriel Küster, Paula Praia, Juliana Oliveira, Rebeka Teixeira e Lígia Campos. - Lenise Pinheiro

‘Guerra’

Atores Caio Marinho, Caio Franzolin, Gabriel Küster, Paula Praia, Juliana Oliveira, Rebeka Teixeira e Lígia Campos.

A cidade em carne viva. Abriga e nega acessos. Desestabiliza.

Falas dos Carnavais silenciados. Desfiles pelo centro e pelos bairros. A guerra tem mira certa e chão antigo. Travessias por vastos territórios:

- "Não se fossilizam em conceitos. Seguem entre espantos e danças".

Acessibilidade

Imagem composta por múltiplos quadros com elenco de sete integrantes. Todos em suas respectivas câmeras casulo. Trabalho realizado durante o período crítico de isolamento social. Elenco em torno das causas urgentes mantém os semblantes fechados e se apresentam em fundos neutros.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.