Cacilda

Blog de teatro

Cacilda - Lenise Pinheiro
Lenise Pinheiro

Telas planas recarregadas de energia e teatro.

Pensamentos embaralhados. A porta se abre. Retrospectiva 2021 Capítulo 7

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Entram os artistas.

Desenrolam tecidos que logo mais serão salpicados de estrelas.

Acreditam na luz. Forram o tablado. Ficam de pé.

Falam em (des)esperança.

Desejam:

- "Feliz ano novo"!

Atriz com rosto maquiado que ocupa quase todo o quadro. Cabelos curtos emolduram olhar oblíquo, nariz aquilino e boca com protuberância na bochecha esquerda. Segura com a mão direita pedaço de chocolate em barra, encobrindo lábios e queixo. Ligeira tensão expressada em marcas de expressão na testa. Contrasta com a sugestão da boca cheia de doce.
Atriz Gilda Nomacce - Lenise Pinheiro

‘Os sete Pecados Capitais’

Brecht escreveu em trânsito? No exílio?

Em busca de refúgio. De lá para cá.

O mesmo vazio que estava lá desde o começo:

- "A repressão antes religiosa passou a ser repressão das forças produtivas. Onde a moral é menos importante que a produção".

A mais valia. A fome para falar da gula.

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Atriz com rosto maquiado que ocupa quase todo o quadro. Cabelos curtos emolduram olhar oblíquo, nariz aquilino e boca com protuberância na bochecha esquerda. Segura com a mão direita pedaço de chocolate em barra, encobrindo lábios e queixo. Ligeira tensão expressada em marcas de expressão na testa. Contrasta com a sugestão da boca cheia de doce.

Atriz aparece no centro da fotografia de tons esmaecidos. Vestida com sobriedade e tons escuros. Colarinho apertado no pescoço e casaco largo que proporciona flexibilidade ao movimento. Atriz de cabelos escuros. Curtos e bem cortados em contraste com a pele da mulher que mesmo de óculos deixa se fotografar com olhos abertos para a câmera. Escreve numa prancheta transparente com inúmeras inscrições em letras de tom claro. Não há compreensão das
Atriz Fernanda Azevedo - Lenise Pinheiro

‘Os Grandes Vulcões’

Sugere jogos ilusórios. Mescla poemas, impactos e imagens.

Enquadramentos dos planos sobrepostos.

Voos no céu crepuscular.

Vagam incertos e alucinados até.

Denso jogral do teatro politizado.

Abrem janelas para cantar.

Ideias de Harold Pinter.

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Atriz aparece no centro da fotografia de tons esmaecidos. Vestida com sobriedade e tons escuros. Colarinho apertado no pescoço e casaco largo que proporciona flexibilidade ao movimento. Atriz de cabelos escuros. Curtos e bem cortados em contraste com a pele da mulher que mesmo de óculos deixa se fotografar com olhos abertos para a câmera. Escreve numa prancheta transparente com inúmeras inscrições em letras de tom claro. Não há compreensão das mensagens grafadas pois elas estão em sentido contrário.

Homem com barba longa e aparada sua cabeça está inclinada ocupa boa parte do lado esquerdo da  fotografia. Vestido em trajes de gala. Camisa social, gravata borboleta, colete e casaco escuro compõe o quadro com fundo azul sugerido ambiente noturno. Com expressão circunspecta aparece muito elegante. Iluminação de cinema. Luzes e sombras recortam o rosto do ator.
Ator Sérgio Guizé - Lenise Pinheiro

‘O Homem que matou Liberty Valance ‘

O rítmo da fala se aloja na cabeça

- "Conhecimento é poder. Quando você lê é tão bonito".

Shakespeare e acordos com cuspe na palma da mão:

- "Pelo menos uma vez na vida".

Piano alegre e lembranças de um doce amor.

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Homem com barba aparada e cabeça inclinada ocupa boa parte do lado esquerdo da fotografia. Vestido em trajes de gala. Camisa social, gravata borboleta e casaco escuro compõe o quadro com fundo azul sugerido ambiente noturno. Com expressão circunspecta aparece muito elegante. Iluminação de cinema. Luzes e sombras recortam o rosto do ator.

Atriz aparece em duas imagens simultâneas de um mesmo movimento com expressão tranquila nas duas versões.  Porem a fotografia da direita é desfocada e valoriza o posicionamento das mãos junto às orelhas, Já a fotografia da direita retrata a tela plana de um aparelho de telefone celular em foco. Detalhes das paredes laterais e de penduricalhos de decoração ornamentam a imagem e dão profundidade de campo onde aparece também porta fechada com maçaneta à mostra e sem chaves na fechadura.
Atriz: Karen Coelho - Lenise Pinheiro

‘Onde estão as mãos, esta noite’

A porta se abre, revela o amarelado das paredes, alguns móveis, plantas e livros. Enquadramentos obliterados e muitos movimentos de mãos. Elas se agitam, se esfregam. Quase desaparecem.
Penteiam o cabelo. Acenam:

- "Vocês chegaram, é aqui".
Relatos e prenúncios decretam:
- "Temos medo".
Os sonhos estão prestes a sumir?

Dá para fechar os olhos e sonhar?

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Atriz aparece em duas imagens simultâneas de um mesmo movimento com expressão tranquila nas duas versões. Porem a fotografia da direita é desfocada e valoriza o posicionamento das mãos junto às orelhas, Já a fotografia da direita retrata a tela plana de um aparelho de telefone celular em foco. Detalhes das paredes laterais e de penduricalhos de decoração ornamentam a imagem e dão profundidade de campo onde aparece também porta fechada com maçaneta à mostra e sem chaves na fechadura.

Homem em trajes episcopais surge com expressão de desalento e preocupação. Inclina o rosto para frente ao mesmo tempo que empunha na mão direita um candelabro escuro com pequena vela e chama acesa. A túnica clara de mangas compridas, não esconde a sisudez do traje que é composto de uma capa escura e alguns ornamentos como correntes e pingente alusivo a um crucifixo.
Ator Celso Frateschi - Lenise Pinheiro

‘O Grande Inquisidor’

- "Como pode um rebelde ser feliz?"

Calar, cercear, inquirir, tirar, apontar, praguejar, condenar, pilhar, atentar, sofrer, executar, pensar, ligar, concluir, desligar, vaticinar; privar.

Claquete onde se lê:

- Dostoiévski. Imagem. Ação.

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Homem em trajes episcopais surge com expressão de desalento e preocupação. Inclina o rosto para frente ao mesmo tempo que empunha na mão direita um candelabro escuro com pequena vela e chama acesa. A túnica clara de mangas compridas, não esconde a sisudez do traje que é composto de uma capa escura e alguns ornamentos como correntes e pingente alusivo a um crucifixo.

Ator sentado num banquinho. Ocupa o centro da imagem. Sua face está oculta. Tem seu rosto coberto por tecido escuro. Trajes em tecido rústico. Detalhes florais nos pulsos e no pescoço atenuam a sobriedade do casaco com botões revestidos eaparentes. Segura um balde de alumínio, na mão esquerda. Parece alimentar as três galinhas que também estão em quadro.
Ator Robson Catalunha - Lenise Pinheiro

‘O Híbrido’

A natureza, assim como sua degradação e as mudanças climáticas, dividem o protagonismo ao assumir tom de denúncia:

-" Os ventos são melhores que os furacões. Por que os furacões fazem as palavras, os sentimentos e as emoções ficarem rodando no mesmo lugar. Os ventos não, eles distribuem democraticamente as palavras, os sentimentos e as emoções ".

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Ator sentado num banquinho. Ocupa o centro da imagem. Sua face está oculta. Tem seu rosto coberto por tecido escuro. Trajes em tecido rústico. Detalhes florais nos pulsos e no pescoço atenuam a sobriedade do casaco com botões revestidos eaparentes. Segura um balde de alumínio, na mão esquerda. Parece alimentar as três galinhas que também estão em quadro.

Dois homens em momentos diferentes numa mesma imagem. O da esquerda aparece em plano fechado e em desfoque. Usa barba e cabelos compridos. Sua expressão resulta de movimento inclinado para frente, olhos cerrados e lábios flexionados como se estivesse no meio da fala. Para exprimir pensamento com o qual compartilha seu interlocutor que com aparência serena e ar cordato sugere entendimento. A roupa do homem da direita aparece da cintura para cima. Em tons harmoniosos. Colarinho e gravata harmonizam com o decote em “v” e com as listras nas laterais das mangas do suéter.
Atores Ton Ribeiro e Ernani Sanchez - Lenise Pinheiro

'Onde vivem os bárbaros'

Atos e entreatos. Atores perfilados. Representam a origem do mundo.

Unidos pelos Deuses, pelos rios e pelos buracos do corpo.

Penetrações. Julgamentos. Barbaridades:

- "Melhor não falar nada".

Visões sem filtro. Sem véus.

Era para ser apenas uma noite

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Dois homens em momentos diferentes numa mesma imagem. O da esquerda aparece em plano fechado e em desfoque. Usa barba e cabelos compridos. Sua expressão resulta de movimento inclinado para frente, olhos cerrados e lábios flexionados como se estivesse no meio da fala. Para exprimir pensamento com o qual compartilha seu interlocutor que com aparência serena e ar cordato sugere entendimento. A roupa do homem da direita aparece da cintura para cima. Em tons harmoniosos. Colarinho e gravata harmonizam com o decote em "v" e com as listras nas laterais das mangas do suéter.

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