Cannabis Inc.

Notícias de saúde e negócios

Cannabis Inc. - Valéria França
Valéria França

Calculadora ajuda médicos a achar dosagem ideal de Cannabis

Farmacêutica lança ferramenta que facilita trabalho de novos profissionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A farmacêutica Health Meds lançou uma ferramenta que vai ajudar médicos, principalmente os que estão começando na medicina canabinóide, na prescrição do tratamento. Trata-se de uma calculadora digital de dosagem. Por ser um fitoterápico, a Cannabis não tem um padrão estável, como a dos medicamentos elaborados sinteticamente em um laboratório. A dosagem depende até da genética da planta. A prescrição da dosagem é muito individual, vai de acordo com a doença, o paciente e a concentração do óleo.

óleod e Cannabis
O óleo à base de Cannabis: dosagem individualizada - Pixabay

De um universo de aproximadamente 500 mil médicos, apenas 0,5% possuem formação para tratar os pacientes com produtos derivados da Cannabis medicinal. Parece pouco, mas ao se levar em conta que a importação de medicamentos desse tipo foi permitida apenas em 2015 – e com uma série de restrições –, é até bastante.

O grande incentivo para que os médicos começassem a enxergar a Cannabis como uma nova possibilidade de tratamento e de especialização ganhou impulso depois da RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 327 de 2019. Essa regulação abriu a possibilidade para as farmacêuticas comercializarem os produtos à base de Cannabis, desde que aprovados pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária). Essa mudança contribuiu para o aparecimento de novas startups médicas, farmacêuticas e cursos de formação.

A dosagem canábica é tão delicada, que até médicos experientes, demoram meses para acertar a prescrição mais eficaz. De acordo com a farmacêutica, a ferramenta realiza o cálculo com base científica a partir da condição do paciente, quantidade diária de ingestão, o período de tratamento e o tamanho do frasco.

"Defendemos o respaldo científico para o uso da Cannabis medicinal, respeitando todos os padrões de qualidade e segurança. Por isso desenvolvemos a calculadora", diz Flávio Rezende, diretor de pesquisa da Health Meds. Segundo ele, a ferramenta reúne as principais evidências clínicas de tratamento – uma base de dados frequentemente atualizada. O único ponto negativo é o fato de a ferramenta não ser aberta. O médico precisa estar cadastrado no sistema da farmacêutica para usá-la.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.