Check-in

Relatos de turistas, dicas e serviços de viagem

Check-in - Wesley Faraó Klimpel
Wesley Faraó Klimpel

Documentário sobre Estrada Real acompanha viajante que fez o caminho a pé

Vídeo traz belas imagens e depoimentos fortes de mochileiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Estrada Real, que passa por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, é um percurso almejado por muitos ciclistas e por quem gosta de viajar de carro. Por isso surpreende ouvir falar de alguém que fez esse caminho a pé.

Richard Oliveira (@vidademochila) percorreu o trecho entre Ouro Preto (MG) e Paraty (RJ) assim, andando. No total, foram 710 km. Um pouco de sua viagem pode ser visto no documentário "Um Mochileiro na Estrada Real", no YouTube.

Documentário "Um mochileiro na Estrada Real" acompanha a viagem solitária de Richard de Oliveira por MG, SP e RJ
Documentário "Um mochileiro na Estrada Real" acompanha a viagem solitária de Richard de Oliveira por MG, SP e RJ - Divulgação

Essa é a segunda peregrinação do goiano. A primeira foi em seu estado e foi registrada no documentário "Um Mochileiro no Caminho de Cora Coralina", que eu já falei por aqui.

Com anos de prática de gravação e montagem de vídeo, Richard faz boas filmagens, com seu drone e com câmeras presas em algum canto. Um espectador desavisado pode até achar que há um cinegrafista acompanhando o goiano indo embora pelo caminho.

Quem acha que o vídeo só tem belas imagens, de verdes campos e cidades interioranas, com um ou outro boi, há muitas reflexões e depoimentos. Afinal de contas, Richard andou sozinho por 29 dias –outros 9 foram de descanso.

Ficar sem companhia pesa. Pesa mais do que caminhar 710 km ou carregar uma mochila (e sua casa) o tempo todo.

No depoimento mais marcante, o viajante fala sobre seu estilo de viver, em que toma decisões rapidamente para solucionar problemas. E isso influenciou também em como lidou com o luto pela morte do pai. Pessoas mais sensíveis chorarão junto com o careca.

Além de seus momentos de reflexão, Richard colocou no vídeo uma minipalestra de um professor de história sobre a Inconfidência Mineira. Importante para relembrar o destaque que a região teve séculos atrás.

Assim como o primeiro documentário, esse também é independente. No fim do vídeo, ele explica seus motivos e fornece dados para quem quiser contribuir.

Aviso aos passageiros 1: A minha colega Luiza Pastor tem um blog, aqui na Folha, dedicado a quem gosta de caminhar, seja em trilhas ou passeios por aí. Recomendo a leitura do É logo ali

Aviso aos passageiros 2: Recentemente falei sobre uma série documental, também independente, o "Patagônia". São belas imagens e um texto bem ácido

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.