Ciclocosmo

Um blog para quem ama bicicletas

Ciclocosmo - Caio Guatelli
Caio Guatelli
Descrição de chapéu ciclismo América Latina

Bernal é gravemente ferido ao se chocar com ônibus durante treino

Vencedor do Tour de France, ciclista colombiano passou por cirurgia em Bogotá

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ciclista colombiano Egan Bernal, campeão do Tour de France 2019, se chocou com um ônibus na manhã desta segunda-feira (24) enquanto treinava com seu time em estrada nos arredores de Bogotá, capital colombiana.

Em comunicado, o time britânico Ineos Grenadier, que patrocina Bernal, disse que o atleta "foi socorrido pelos médicos da equipe e levado ao hospital, onde chegou consciente. Ele está estável e passa por uma avaliação".​

ciclistas cercam o atleta caído, atrás de um ônibus parado, enquanto paramédicos o socorrem
O ciclista colombiano Egan Bernal é atendido por paramédicos ao se acidentar em Bogotá nesta segunda (24) - Redes Sociais

No primeiro boletim, médicos do hospital Clinica Universidad de La Sabana, em Bogotá, indicaram múltiplas lesões na coluna cervical, peito e membros inferiores, sem dar detalhes de fraturas ou gravidade dos traumas sofridos pelo ciclista.

De acordo com informações da mídia local, o ciclista se chocou com um ônibus que estava parado na lateral da estrada, e foi prontamente socorrido por médicos de sua equipe que o seguiam em escolta no momento do acidente.

0
Policiais são vistos na entrada do hospital Clinica Universitaria La Sabana, em Bogotá, para onde Egan Bernal, campeão do Tour de France 2019, foi levado após acidente - AFP

Informações adicionais, obtidas extra-oficialmente pela mídia local, indicam que as lesões mais graves foram uma perfuração pulmonar e fraturas no fêmur e patela da perna direita. Em avaliações preliminares, um choque no crânio parece não ter tido consequências graves.

Egan Bernal iniciou sua carreira no mountain-bike aos 14 anos de idade, modalidade na qual foi campeão panamericano júnior em 2015. Em 2019, com apenas 22 anos de idade, fez história ao se tornar o primeiro ciclista sul-americano a vencer o Tour de France.

Em 2021 o colombiano venceu o Giro d’Italia, e hoje ocupa a quinta colocação no ranking mundial de ciclismo de estrada da UCI (União Ciclística Internacional).

O desejo declarado de Bernal para 2022 era vencer a Volta da Espanha, e assim colocar seu nome junto ao seleto grupo dos 7 ciclistas que, durante a carreira, venceram as Três Grandes Voltas —Jacques Anquetil (França), Felice Gimondi (Itália), Eddy Merckx (Bélgica), Bernard Hinault (França), Alberto Contador (Espanha), Vincenzo Nibali (Itália) e Chris Froome (Grã Bretanha).

ATUALIZAÇÕES

01h50 de terça-feira (25): De acordo com o segundo boletim médico, o ciclista passa por uma "neurocirurgia".

03h de terça-feira (25): No terceiro boletim médico, a Clínica Universidad de La Sabana indica que "os especialistas de neurocirurgia realizaram reduções de fraturas nas vértebras T5 e T6 (toráxicas 5 e 6) com hérnia de disco traumática. Sob constante monitoramento dos trechos lesionados, a instrumentação foi realizada de T3 a T8, mantendo intacta a integridade neurológica e preservando a funcionalidade dos segmentos envolvidos".

Ainda segundo o terceiro boletim, "a evolução progressiva nas próximas 72 horas é crucial para o sucesso da operação deste trauma de alta energia".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.