Ciclocosmo

Um blog para quem ama bicicletas

Ciclocosmo - Caio Guatelli
Caio Guatelli
Descrição de chapéu ciclismo América Latina

Bernal: 'Tive 95% de chance de ficar paraplégico e quase perdi a vida'

Campeão do Tour de France deixa hospital em cadeira de rodas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Egan Bernal recebeu alta hospitalar no domingo (6), 14 dias após se chocar com um ônibus enquanto treinava em uma estrada de Bogotá, capital colombiana.

"Minha vida mudou em um segundo. Num instante eu estava me preparando para o Tour de France, no segundo seguinte eu estava lutando pela minha vida", disse o ciclista colombiano sentado em uma cadeira de rodas, pouco antes de deixar o hospital.

Cercado por médicos, o atleta segura uma camiseta, sentado em cadeira de rodas
O ciclista colombiano Egan Bernal ao deixar o hospital em cadeira de rodas, em 6 de fevereiro de 2022 - Flor Maria Gómez no Instagram

Dos 14 dias de internação no hospital Clínica Universidade de La Sabana, 10 foram na UTI. "Tive 95% de chance de ficar paraplégico e quase perdi a vida", escreveu em sua conta no Instagram, ainda na unidade de terapia intensiva, em 31 de janeiro.

O acidente sofrido por Bernal o deixou com perfurações nos dois pulmões e 20 fraturas ósseas. O próprio atleta listou as lesões sofridas: "11 costelas, fêmur e patela [da perna direita], T5 e T6 [ossos da coluna vertebral], processo odontóide [parte da segunda vértebra cervical], dois metacarpos [ossos das mãos] e perdi um dente".

O médico Juan Guillermo Ortiz Martínez, diretor do hospital, afirmou que o ciclista não apresenta complicações. "Com todas as lesões estáveis, o paciente teve alta e deve entrar agora em seu processo de reabilitação ambulatorial", disse em comunicado divulgado através do Twitter.

Ainda não está claro quanto tempo levará até que o ciclista retorne às competições. "É como renascer. O fato de estar vivo, de avançar nestes dias de grande dor é importante. Começo um longo processo" comentou em frente às câmeras, enquanto saía do hospital.

O desejo declarado de Bernal para 2022 era vencer a Volta da Espanha, e assim completar a lista dos raros vencedores das três grandes voltas —ele venceu o Tour de France de 2019 e o Giro D'Italia de 2021—, mas sua equipe, a britânica Ineos, o pressionava por mais um título do Tour.

Antes de deixar o hospital, o ciclista posou para fotos. Sentado em cadeira de rodas, Bernal segurou uma jersey (camisa de ciclista) onde se lia "força campeão - te acompanhamos em cada passo da sua reabilitação".

Em um dos instantâneos Bernal aparece em pé. Aparentemente instável, o ciclista é amparado pelos profissionais que o trataram durante a internação.

A mãe de Bernal, Flor Maria Gómez, ao recebê-lo de volta em casa disse "esta é mais uma corrida em sua vida, e como sempre você vai ganhar".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.