Ciclocosmo

Um blog para quem ama bicicletas

Ciclocosmo - Caio Guatelli
Caio Guatelli
Descrição de chapéu ciclismo Europa

'Olimpíada' de ciclismo será inaugurada em 2023 na Escócia

Mega evento reunirá campeonatos mundiais de 13 modalidades do esporte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A UCI (União Ciclística Internacional) anunciou na quarta-feira (2) a combinação dos campeonatos mundiais das 13 mais populares modalidades de ciclismo em um só lugar, ao mesmo tempo, com a promessa do "maior evento de ciclismo da história".

O evento, oficialmente anunciado como Campeonato Mundial UCI de Ciclismo, reunirá em Glasgow (Escócia), de 3 a 13 de agosto de 2023, provas que historicamente são disputadas em épocas e regiões diferentes.

dois ciclistas, uma bola e as traves de um gol.
O austríaco Marcus Bröll defende chute do alemão Lukas Kohl no jogo final do ciclobol, realizado no mundial de ciclismo indoor de 2019. - UCI

A intenção da entidade é realizar o mega evento a cada quatro anos, sempre no ano que antecede os tradicionais Jogos Olímpicos.

A lista de modalidades vai do tradicional ciclismo de estrada a tipos pouco conhecidos para o público brasileiro, como o ciclobol —competição entre duas duplas de ciclistas que disputam a bola para marcar o gol, numa quadra semelhante à de futebol.

A modalidade Granfondo —prova de estrada em terreno acidentado, com aproximadamente 160 Km de distância—, será aberta a ciclistas amadores classificados em disputas regionais prévias.

Trudy Lindblade, a CEO do evento, espera atrair público suficiente para colocar o primeiro Campeonato Mundial UCI de Ciclismo no nível dos maiores eventos esportivos da atualidade. "Queremos torná-lo um dos 10 acontecimentos esportivos mais assistidos do mundo. Se contarmos os atletas amadores do Granfondo, teremos um total de 8 mil atletas competindo", diz a chefe do campeonato.

Maior cidade da Escócia e terceira mais populosa do Reino Unido, Glasgow tem experiência em grandes eventos. Além de ter sediado a COP26 —a última conferência da ONU sobre o clima (2021)—, a cidade já sediou os Jogos da Commonwealth (Comunidade Britânica) em 2014. "Glasgow será o centro de todas as modalidades, mas podemos competir em toda a Escócia", comenta Lindblade.

Em seu anúncio, além de ressaltar que esse será o maior evento de ciclismo da história, a UCI adiantou o clima de emoção que espera para o evento: "sangue, suor e altos níveis de roupa de lycra extremamente agarrada".

Conheça as 13 modalidades da primeira 'Olimpíada' de ciclismo

'Granfondo' é oportunidade para amadores entrarem na disputa

  • BMX Racing

    A sigla BMX remete a Ciclismo Moto Cross (Bicycle Moto Cross, em inglês). Apesar do nome, as bicicletas não podem ter motor. A prova de BMX Racing reúne 8 ciclistas em uma prova de velocidade. A pista tem aproximadamente 370m para homens e 350m para mulheres, com rampas e curvas acentuadas. Vence o mais veloz.

  • BMX Freestyle Park

    Nas competições de BMX Freestyle Park, com esse nome por causa do parque desenhado para os corredores de BMX, os atletas executam uma sequência de movimentos em obstáculos diferentes, como postes, paredes e bancadas.

  • BMX Freestyle Flat

    No Flat, os competidores apresentam uma série de movimentos no chão, ocasionalmente balançando ou girando apoiando em uma só roda.

  • Granfondo

    Prova de ciclismo de estrada de longa distância, geralmente com distâncias entre 140 e 180 Km, aberta para participação de amadores pré-classificados em granfondos regionais.

  • Indoor

    A modalidade reúne em um ginásio de quadra lisa as disciplinas de ciclismo artístico, semelhante a ginástica artística, e a disciplina de ciclobol, semelhante a um futebol de quadra, onde a marcação do gol é o objetivo. Cada time de ciclobol tem dois ciclistas-jogadores

  • Mountain-Bike Cross Country

    Também conhecido como MTB XC, é uma modalidade de ciclismo de montanha, fora de estrada, realizado em um circuito de até 5Km com obstáculos naturais (lama, pedras, raízes, buracos) e artificiais (rampas e curvas radicais). Dezenas de atletas largam para disputar um lugar na frente do pelotão. As provas duram cerca de uma hora, vence o mais rápido.

  • Mountain-Bike Maratona

    Diferente do MTB XC, o MTB Maratona (ou MTB XCM) é disputado num circuito longo, de até 100KM, normalmente sem repetição de um mesmo caminho. Os obstáculos são em sua maioria naturais de trilhas e estradas de terra.

  • Mountain-Bike Downhill

    As bicicletas do MTB Downhill (descida, em inglês) se parecem com motocicletas. Com pneus super largos, suspensões e freios potentes, as bicicletas são projetadas para superarem um trecho de descida de montanha em trilhas e estradas de terra, com obstáculos extremos, incluindo rampas artificiais e declives de penhascos. Os atletas competem individualmente num trajeto que não leva mais que 3 minutos para ser completado. Vence o ciclista que obtiver o menor tempo.

  • Paraciclismo de Estrada

    Prova de ciclismo de estrada para atletas com deficiência, onde os equipamentos podem ser adaptados às condições de cada atleta. A categoria é subdividida entre diferentes níveis de deficiência.

  • Paraciclismo de Pista

    Prova de ciclismo de pista (realizada em velódromo) para atletas com deficiência, onde os equipamentos podem ser adaptados as condições de cada atleta. A categoria é subdividida entre diferentes níveis de deficiência.

  • Estrada

    Prova de ciclismo de estrada, tradicionalmente realizada em circuito que mistura trechos planos e longas subidas. A distância total percorrida chega aos 250Km, e as provas alcançam 7 horas de intensas disputas de força e tática.

  • Pista

    Diversos tipos de provas de ciclismo realizadas em grupo na pista de um velódromo oval.

  • Trial

    Prova onde o ciclista é avaliado individualmente pelo equilíbrio e habilidade. O ciclista deve superar obstáculos naturais e artificiais sem tocar o corpo no chão ou nos obstáculos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.