A UCI (União Ciclística Internacional) anunciou na quarta-feira (2) a combinação dos campeonatos mundiais das 13 mais populares modalidades de ciclismo em um só lugar, ao mesmo tempo, com a promessa do "maior evento de ciclismo da história".
O evento, oficialmente anunciado como Campeonato Mundial UCI de Ciclismo, reunirá em Glasgow (Escócia), de 3 a 13 de agosto de 2023, provas que historicamente são disputadas em épocas e regiões diferentes.
A intenção da entidade é realizar o mega evento a cada quatro anos, sempre no ano que antecede os tradicionais Jogos Olímpicos.
A lista de modalidades vai do tradicional ciclismo de estrada a tipos pouco conhecidos para o público brasileiro, como o ciclobol —competição entre duas duplas de ciclistas que disputam a bola para marcar o gol, numa quadra semelhante à de futebol.
A modalidade Granfondo —prova de estrada em terreno acidentado, com aproximadamente 160 Km de distância—, será aberta a ciclistas amadores classificados em disputas regionais prévias.
Trudy Lindblade, a CEO do evento, espera atrair público suficiente para colocar o primeiro Campeonato Mundial UCI de Ciclismo no nível dos maiores eventos esportivos da atualidade. "Queremos torná-lo um dos 10 acontecimentos esportivos mais assistidos do mundo. Se contarmos os atletas amadores do Granfondo, teremos um total de 8 mil atletas competindo", diz a chefe do campeonato.
Maior cidade da Escócia e terceira mais populosa do Reino Unido, Glasgow tem experiência em grandes eventos. Além de ter sediado a COP26 —a última conferência da ONU sobre o clima (2021)—, a cidade já sediou os Jogos da Commonwealth (Comunidade Britânica) em 2014. "Glasgow será o centro de todas as modalidades, mas podemos competir em toda a Escócia", comenta Lindblade.
Em seu anúncio, além de ressaltar que esse será o maior evento de ciclismo da história, a UCI adiantou o clima de emoção que espera para o evento: "sangue, suor e altos níveis de roupa de lycra extremamente agarrada".
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.