Ciclocosmo

Um blog para quem ama bicicletas

Ciclocosmo - Caio Guatelli
Caio Guatelli

Biniam Girmay faz história novamente, desta vez no Giro D'Italia

Eritreu é primeiro africano negro a vencer etapa de uma grande volta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foi fora do comum. Num sprint colossal e prematuro, a 400m da linha de chegada, um negro africano estraçalhou a hegemonia branca em uma das mais cobiçadas provas do ciclismo mundial.

Com a vitória na décima etapa do Giro D’Italia 2022, o eritreu Biniam Girmay se tornou nesta terça (17) o primeiro africano negro a vencer uma etapa de Grand Tour —como são chamadas as 3 grandes voltas do ciclismo europeu: Tour de France, Giro D’Italia e Vuelta a España.

A façanha deste rapaz de apenas 22 anos já estava sendo desenhada há algum tempo. Em 27 de março, ao conquistar a Gent-Wevelgem (Bélgica), Girmay tornou-se o primeiro africano negro a vencer uma prova clássica do circuito europeu.

O ciclista eritreu Biniam Girmay ao vencer a 10ª etapa do Giro D'Italia 2022 - AFP

Naquela ocasião o jovem talento já estava nos radares dos mais espertos. Seis meses antes, em setembro de 2021, o eritreu havia conquistado o segundo lugar no campeonato mundial sub-23, também na Bélgica.

Seu desempenho no mundial de 2021 fez a UCI (União Ciclística Internacional) profetizar o pódio do Giro desta terça-feira com 8 meses de antecedência: "um ciclista africano negro vencerá uma etapa das grandes voltas em breve", dizia o título de artigo publicado na homepage da entidade.

A prova de ontem, realizada nos 194Km que separam as comunas de Pescara e Jesi (região central da Itália), foi decidida pelos mais talentosos ciclistas da atualidade, entre eles o magnífico sprintista holandês Mathieu Van der Poel e o fundista Richard Carapaz, equatoriano campeão do Giro em 2019.

Numa manobra pouco comum, Girmay saltou do pelotão na marca dos 400m finais, cerca de 100m antes do que habitualmente os mais experientes sprintistas costumam armar seus botes.

O golpe surpreendeu os adversários e deixou o comentarista da TV Eurosport em êxtase. Parafraseando a epígrafe "Veni, Vini, Vici" (Vim, Vi, Venci) do imperador romano Caio Júlio César (100-44 a.C.), Rob Hatch trocou a última palavra pelo apelido de Girmay: "Veni, Vini, Bini! Mais história foi escrita hoje!", exclamou o narrador ao ver Girmay cruzar a linha.

A Van der Poel, que na primeira etapa venceu Girmay por menos de uma bicicleta, sobrou o segundo lugar. O holandês foi o único que insistiu na perseguição do jovem negro. Nos últimos 100 metros apenas os dois disputavam a vitória. Percebendo a superioridade de Girmay, Van der Poel —que é reconhecido por não largar o osso em disputas desse tipo— desistiu da disputa faltando cerca de 30 metros para a chegada. Ao cruzar a linha, o holandês ainda levantou a mão direita e mandou um "joínha" na direção do eritreu.

O "joínha" do holandês Van der Poel para Girmay na linha de chegada - AFP

O espetáculo africano numa das maiores arenas romanas da atualidade foi tão fora do comum que, no calor das emoções, o africano se excedeu com o espumante. Ao estourar o prosseco no pódio, a rolha da garrafa atingiu em cheio seu olho esquerdo.

O acidente causou uma hemorragia intraocular. Temendo um aumento da lesão, o médico da equipe recomendou repouso ao incansável ciclista. "Preciso descansar meu olho", disse o campeão ao justificar sua ausência na largada de hoje.

Sem Girmay, a 11ª etapa terminou nesta manhã na comuna de Reggio Emilia (centro da Itália). Após 203Km de estrada, a vitória ficou com o italiano (branco) Alberto Dainese.

Que seja breve o retorno de Girmay às arenas do esporte mais terrivelmente cândido deste planeta.

Girmay ao ferir seu olho esquerdo com a rolha do espumante na comemoração da vitória - AFP

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.