Ciclocosmo

Um blog para quem ama bicicletas

Ciclocosmo - Caio Guatelli
Caio Guatelli
Descrição de chapéu ciclismo

Campanha por doação de sangue quer mobilizar ciclistas nesta sexta-feira

Ação pretende contribuir para aumentar estoques, que estão em nível crítico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma campanha para incentivar a doação de sangue, liderada pela cicloativista Renata Falzoni, busca mobilizar ciclistas para ajudar a aumentar os estoques nos hemocentros do país.

Em São Paulo, a ação vai promover uma doação coletiva às 8h da manhã desta sexta-feira (3), Dia Internacional da Bicicleta, no hemocentro do hospital A.C. Camargo Cancer Center —rua Castro Alves, 131, no bairro Aclimação (região central).

Renata e sua bicicleta em frente à unidade de doaçnao de sangue
A cicloativista Renata Falzoni, criadora da campanha que incentiva ciclistas a doar sangue - Caio Guatelli

"Se querem nosso sangue, vamos ao menos entrega-lo no lugar certo", disse Falzoni ao reclamar as vidas perdidas na violência do trânsito. "Juntamos o Dia Internacional da Bicicleta, criado pela ONU para celebrar sua sustentabilidade e seus benefícios à saúde, com o Junho Vermelho, mês de alerta para a importância de doar sangue, para atrair a atenção dos ciclistas".

A médica hematologista Marta Lemos, coordenadora do serviço de hemoterapia do A.C. Camargo, diz que ações do tipo são muito bem vindas, especialmente nessa época do ano, quando os dias mais frios afugentam doadores e causam diminuição nos estoques de sangue.

"O sangue tem data de validade curta, por isso dependemos de doações constantes. O frio das últimas semanas causou queda nas doações e nossos estoques voltaram a ficar em nível crítico", diz a médica, que esclarece também que doar sangue não traz nenhum risco à saúde.

Homem deitado em leito e máquina de coleta de sangue
O economista Fausto Leonardo Cruz tem 69 anos e doa desde a adolescência. 'Fico feliz em doar e ajudar o próximo'. - Caio Guatelli

Marjorie Batista, que é médica infectologista do A.C. Camargo, lembra que o sangue doado é essencial para muitos pacientes em tratamento de câncer. "Como a quimioterapia afeta a medula óssea, que é o órgão responsável pela produção do sangue, o paciente com câncer precisa de doações para continuar o tratamento".

Marjorie explica que, além de doações de sangue, o A.C. Camargo Cancer Center também precisa de doadores de medula. "Quem doa sangue pode optar por doar também a medula, mas esta só será coletada quando houver compatibilidade entre receptor e doador. Para tanto, o perfil do doador fica armazenado em um banco de dados. Quando detectada a compatibilidade com um receptor, o doador é chamado e fazemos a coleta".

SERVIÇO

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde e não ter sofrido infecção recente (quem teve Covid-19 pode doar sangue depois de dez dias da recuperação). Menores de idade precisam de autorização dos responsáveis, maiores de 60 só podem doar se já tiverem doado antes.

O Banco de Sangue do hospital A.C. Camargo Cancer Center fica no número 131 da rua Castro Alves, no bairro Aclimação (região central de São Paulo). O funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 15h.

A doação coletiva da campanha "No Dia Internacional da Bicicleta, vamos doar sangue" acontece nesta sexta-feira (3), à partir das 8h. O hospital reservou vagas adicionais para estacionar as bicicletas dos participantes.

Na Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, as doações devem ser agendadas (clique aqui).

Muitos outros hospitais também recebem doação de sangue. Consulte o mais próximo na ferramenta de busca do Ministério da Saúde, (clique aqui).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.