Ciclocosmo

Um blog para quem ama bicicletas

Ciclocosmo - Caio Guatelli
Caio Guatelli

Uber deixa de patrocinar Ciclofaixa de Lazer de SP e município busca novo investidor

Prefeitura diz que garantirá o serviço caso não apareça nenhum interessado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após dois anos patrocinando a Ciclofaixa de Lazer, a Uber informou a prefeitura de São Paulo que não pretende renovar o contrato.

O comunicado da empresa aconteceu em 9 de maio, mas a prefeitura só publicou hoje o chamamento público para novos interessados em patrocinar o serviço. Segundo a prefeitura, o tempo foi necessário para desenvolver estudos técnicos e jurídicos necessários ao processo.

Ciclofaixa de Lazer na avenida Bernardino de Campos, em julho de 2020, quando foi retomada após período de paralização da pandemia. - Código 19

No documento, a prefeitura estima que os novos custos de manutenção podem superar os R$ 11,5 milhões investidos anualmente pelo último patrocinador.

Na sua inauguração, em 2009, a Ciclofaixa de Lazer tinha 5 Km de extensão e ligava o parque do Ibirapuera ao parque do Povo. O serviço, que chegou a ser interrompido durante a pior fase da pandemia, tem hoje 9 trechos espalhados pela cidade, com um total de 114 Km de extensão.

A Ciclofaixa de Lazer funciona aos domingos e feriados, das 7 às 16h, e atende uma população urbana carente de parques e atividades seguras ao ar livre —boa parte dos moradores de São Paulo.

Caso a prefeitura não encontre novos interessados, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito garante que assumirá os custos a partir de 28 de agosto, uma semana após o fim do contrato com a Uber.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.