Após dois anos patrocinando a Ciclofaixa de Lazer, a Uber informou a prefeitura de São Paulo que não pretende renovar o contrato.
O comunicado da empresa aconteceu em 9 de maio, mas a prefeitura só publicou hoje o chamamento público para novos interessados em patrocinar o serviço. Segundo a prefeitura, o tempo foi necessário para desenvolver estudos técnicos e jurídicos necessários ao processo.
No documento, a prefeitura estima que os novos custos de manutenção podem superar os R$ 11,5 milhões investidos anualmente pelo último patrocinador.
Na sua inauguração, em 2009, a Ciclofaixa de Lazer tinha 5 Km de extensão e ligava o parque do Ibirapuera ao parque do Povo. O serviço, que chegou a ser interrompido durante a pior fase da pandemia, tem hoje 9 trechos espalhados pela cidade, com um total de 114 Km de extensão.
A Ciclofaixa de Lazer funciona aos domingos e feriados, das 7 às 16h, e atende uma população urbana carente de parques e atividades seguras ao ar livre —boa parte dos moradores de São Paulo.
Caso a prefeitura não encontre novos interessados, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito garante que assumirá os custos a partir de 28 de agosto, uma semana após o fim do contrato com a Uber.
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