Ciclocosmo

Um blog para quem ama bicicletas

Ciclocosmo - Caio Guatelli
Caio Guatelli
Descrição de chapéu indústria

Bicicleta de plástico reciclado é criada por brasileiro, na Itália

Sem oportunidades por aqui, designer paulista desenvolveu sua pesquisa em Milão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Primeira bicicleta construída em impressão 3D de policarbonato 100% reciclado", diz a propaganda do laboratório de design Indexlab, da universidade Politécnica de Milão, na Itália. O produto inovador é resultado da pesquisa de mestrado do designer paulista Francisco Martins Carabetta, que deixou o Brasil por falta de oportunidades.

"Eu quis sair do país porque não acreditava mais na conjuntura político-econômica criada pelo atual governo. No Brasil de hoje não temos tecnologia suficiente, nossa indústria é fraca, pesquisas perderam seu valor e a educação é menosprezada", disse Carabetta ao justificar sua partida para a Itália.

A invenção do brasileiro, batizada de "New01bike", é uma bicicleta de uso comum, feita de material composto pela reciclagem de resíduos industriais de policarbonato —um plástico de alta resistência que, se não tiver destinos de reutilização como esse, pode demorar séculos para se decompor no meio ambiente.

Bicicleta construída em plástico reciclado. Modelo foi desenvolvido na Itália pelo designer paulista Francisco Martins Carabetta - Divulgação/Indexlab

"O objetivo é criar um sistema circular de produção e reciclagem, promovendo o uso sustentável desse plástico através de métodos que não comprometam a funcionalidade do produto", argumenta a equipe técnica liderada pelo inventor.

Desenvolvida em parceria com a empresa de tecnologia industrial Gimac, a produção da nova bicicleta é baseada no processo de impressão 3D. O método possibilita criar exemplares personalizados, sem custos adicionais, atendendo melhor as características particulares de cada ciclista.

A linha de produção é composta por dois robôs de última geração. Enquanto um dos robôs cria a estrutura através do depósito de finas camadas de policarbonato, o outro faz o acabamento, desbastando a estrutura principal e abrindo espaço para a instalação de outros componentes.

O processo todo dura cerca de 8 horas, mas Carabetta prevê ajustes que podem reduzir o tempo de produção pela metade.

Ao fim da montagem, o modelo chama a atenção por sua plástica. Além das características do material, que cria uma estrutura translúcida e brilhante, o quadro é uma peça única de desenho minimalista e inspirador.

"No futuro esses robôs poderão ser instalados dentro das lojas, possibilitando a produção de bicicletas sob medida na frente do cliente final", prevê Carabetta.

Para o jovem designer de 27 anos, seu retorno ao Brasil ainda está distante. "Aqui na Itália tem muito mais possibilidades, muito mais indústria, muito mais pesquisa e muito mais desenvolvimento. Se um dia eu voltar ao Brasil, levarei comigo o conhecimento que ganhei aqui".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.