Ciclocosmo

Um blog para quem ama bicicletas

Ciclocosmo - Caio Guatelli
Caio Guatelli

"Confie na bike!" e outras mensagens de Erika Sallum

Recortes de textos escritos pela jornalista compõem homenagem 1 ano após sua morte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hoje, data que marca o primeiro aniversário da morte da jornalista Erika Sallum, o blog Ciclocosmo publica uma homenagem a sua criadora.

Erika foi uma magnífica mulher, excelente jornalista, apaixonada pelo ciclismo e vigorosa ativista dos direitos humanos. Por onde passou mudou a vida de muita gente, para melhor.

Erika morreu de câncer, aos 45 anos de idade, em 14 de agosto de 2021, 35 dias após sua última pedalada.

Mulher com boné de ciclista e as mãos na cintura posa para foto em paisagem de montanha
Erika Sallum no seu aniversário de 44 anos, em 1 de maio de 2020, quando escapou a quarentena da pandemia do Coronavírus para pedalar sozinha na Serra da Cantareira, zona norte da cidade de São Paulo - Caio Guatelli

O texto a seguir é a reunião de trechos de artigos escritos por ela em seu blog na Folha e na revista Bicycling, onde foi editora chefe.

"Confie na bike!"

"Às 9h30 de 14 de janeiro de 2016, meu médico me deu um bom dia meio amarelo e foi logo tascando: 'Sim, Erika, é câncer'.

Ao longo de 11 meses fiquei careca, emagreci, vomitei, inchei, tomei injeções na barriga e enfrentei 16 sessões de quimioterapia. Ganhei cicatrizes também, algumas físicas e outras bem piores, na alma.

Em nenhum momento nesse caos todo eu parei de pedalar. Pedalava, claro, bem mais devagar que antes, não raras vezes sentindo uma náusea violenta. Mas era ali, em cima da minha bicicleta, que eu me sentia mais viva.

Pedalar e encarar aventuras quando se tem sérios problemas físicos ou psicológicos não é apenas libertador. É, especialmente, inspirador.

Ajuda a quebrar paradigmas e destruir preconceitos. Motiva quem está em situação tão delicada quanto a entender que, sim, dá para desviar dos perrengues e curtir a vida.

Pedale com diabetes, com uma perna só, com depressão… mas pedale!

O mais lindo é subir na bike e dizer uma baita 'sai fora!' à condição que a vida te impôs."

Erika Sallum

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.