Ciclocosmo

Um blog para quem ama bicicletas

Ciclocosmo - Caio Guatelli
Caio Guatelli

O presidente índio

Registro fotográfico capturou alinhamento entre cacique Raoni e presidente Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há uma semana, em Brasília, durante a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), percebi que um precioso acaso poderia acontecer bem na minha frente.

Como fotojornalista, tudo o que eu precisava fazer era manter a atenção em Lula, através de minha lente, e contar com a sorte.

E aconteceu: Lula cruzou a fina linha traçada entre minha câmera, a 60 metros de distância, e o cocar do grande cacique Raoni Metuktire.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passa em frente ao cacique Raoni Metuktire logo após receber a faixa presidencial no domingo passado (1), em Brasília - Caio Guatelli

Nunca antes na história desse país a posição de um presidente da República se alinhou perfeitamente à posição de um índio.

Essa é a única leitura que posso fazer daquele instante histórico e simbólico, quando boa parte do mundo mirava a rampa do Palácio do Planalto.

Foi como um fenômeno cósmico raro —um alinhamento inédito entre dois grandes astros.

Um posicionamento necessário e urgente, que, se concretizado além da ótica (e se concretizadas as promessas de campanha), pode finalmente estabelecer o equilíbrio entre indígenas e não indígenas, com 522 anos de atraso.

Minutos depois do clique, quando publiquei a foto nas redes sociais, o debate se acalorou. A vibração otimista dos que se animavam em ver um presidente da República ser representado tal qual um índio foi rapidamente atacada por outra ótica, que questionava a imagem pelo seu poder de "apagamento da figura indígena".

"A colonização se perpetua através dessa imagem", escreveu nos comentários do Instagram uma mulher indígena que criticava a fotografia por esconder a figura do cacique Raoni com a figura de um não indígena (Lula).

Centenas de usuários embarcaram nos argumentos negativos, e tensionaram o debate, até que outro índio, o escritor e filósofo Daniel Munduruku, expusesse seu contraponto: "Essa imagem poderosa pode muito bem resumir os bons sentimentos que me habitaram de ontem para hoje. Vamos acreditar, com leveza e firmeza. Torço por um Brasil gigante", escreveu ele na legenda da fotografia, republicada em seu próprio perfil do Instagram, na segunda-feira (2).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.