Copo Cheio

Todas as cervejas, todos os estilos, para todos os gostos

Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo

Agora é oficial, catharina sour é o primeiro estilo brasileiro de cerveja

Cerveja integra guia internacional e ganha lançamento simultâneo de 64 cervejarias do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Já se fala da catharina sour há tanto tempo no meio cervejeiro que a notícia parece velha, mas é fresquinha: a cerveja se torna oficialmente o primeiro estilo brasileiro listado no conceituado guia de estilos Beer Judge Certification Program (BJCP).

O estilo foi criado no distante ano de 2016. A cervejaria Blumenau, de Santa Catarina, foi a primeira a envasar e distribuir a cerveja, no caso, a Sun of a Peach, bebida com leve acidez, baixo amargor e marcada pela presença acentuada do pêssego no aroma.

Cerveja no estilo catharina sour, da cervejaria Blumenau
Cerveja no estilo catharina sour, da cervejaria Blumenau - Divulgação

Basicamente, a catharina sour é uma cerveja levemente ácida e altamente refrescante, que usa como base o estilo alemão berliner weisse e adiciona uma fruta. "A catharina sour é uma porta de entrada importante e atraente para que o consumidor passe a observar a cerveja com todas as suas possibilidades", comenta Marcos Guerra, da Blumenau.

Depois de ser abraçado pelo estado de Santa Catarina, o estilo se expandiu por outras praças, que também criaram mais possibilidades, com as mais diversas frutas.

Para quem nunca viu esta sigla na vida, o BJCP é uma organização que forma e certifica juízes em concursos cervejeiros ao redor do mundo, unificando, assim, as avaliações. O BJCP também funciona como um guia detalhado de estilos. Ou seja, a partir de agora, a catharina sour pode ser avaliada em concursos oficiais de Blumenau a Oslo, e sob os mesmos critérios.

Desde 2018 a catharina sour estava no guia de estilos do BJCP, mas de forma provisória. Gordon Strong, presidente da entidade, caracteriza a cerveja com "frescor e a vibração do sabor, qualidade refrescante, acidez que realça os sabores da fruta e o respeito com os ingredientes".

Strong lembra que "durante uma visita ao país, provei muitas amostras, tanto de cervejeiros caseiros quanto de marcas comerciais. A catharina sour é um estilo atual. Gosto muito de como as frutas são apresentadas de forma natural e fresca."

Carlo Bressiani, diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte, em Blumenau, comemora a diversidade de possibilidades que o estilo apresenta, citando a combinação da cerveja com frutas como cupuaçu, seriguela, uvas e frutas vermelhas, entre outras. "Na gastronomia, o Brasil é reconhecido pela infinidade de ingredientes e pela regionalização. A partir de uma cerveja que possibilita a adição de frutas características de regiões diferentes, é possível que se crie um mapa sensorial a partir da Catharina Sour."

Lançamento coletivo

Quem não conhece o estilo, terá uma ótima oportunidade para se tornar expert em janeiro. No dia 19/1, 64 cervejarias de 10 estados diferentes apresentam versões para a catharina sour. O lançamento simultâneo é também o maior feito em torno de um único estilo no mercado nacional.

Quem está por trás da ação é o Movimento Toda Cerveja, formado por cervejas artesanais independentes e que já lançou no ano passado o Bitter Day.

Para o grupo, a refrescante e frutada catharina sour tem tudo para cair no gosto do paladar dos consumidores brasileiros, como acontece com as IPAs e as weiss. Entre as cervejarias paulistas que integram o projeto estão a Cervejaria 77, da zona leste da capital, a Bragantina, a X Craft Beer, e a ótima Gard Cervejaria, de Campos do Jordão.

Também participam marcas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro. Mais informações das cervejas participantes no Instagram, no perfil @todacerveja.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.