Copo Cheio

Todas as cervejas, todos os estilos, para todos os gostos

Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo

Lagunitas entra no mundo do metaverso com leilão de NFTs; entenda

Cervejaria coloca à venda artes digitais do projeto Disco de Quintal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O metaverso está entre nós —não confundir com o multiverso, ou o aranhaverso, dos filmes da Marvel. Cada vez mais popular nas redes sociais, o metaverso é um espaço que pode unir o mundo real com o digital, por meio de realidade virtual ou ampliada.

Mesmo que você não tenha ainda seu avatar, já é possível comprar terrenos virtuais, obras de arte e outros produtos digitais.

Uma das NFTs leiloadas pela Lagunitas
Uma das NFTs leiloadas pela cervejaria Lagunitas - Divulgação

Quem entra agora neste universo é a cerveja Lagunitas, que colocou objetos digitais do projeto musical Disco de Quintal em um leilão virtual. Essas peças são chamadas de NFTs, ou tokens não fungíveis, na sigla em inglês. São assinaturas que permitem singularizar algo que era corriqueiro na internet, como memes ou tuítes.

Em novembro de 2021, por exemplo, um terreno virtual foi vendido no metaverso por US$ 2,4 milhões.

No caso do projeto NFT de Quintal, da Lagunistas, estão sendo leiloados, a partir desta quinta (3) e até quarta (9) quatro artes digitais: uma NFT do quintal completo e outras de objetos individuais —uma banheira, uma bateria e um sofá, todos associados com a marca.

"O nosso objetivo é mostrar que os ambientes caseiros devem sempre ser valorizados por serem berços de inovações que conquistam o público com sua relevância, como foi com nossa cervejaria na Califórnia e o EP lançado recentemente com artistas independentes", afirma Lucas Pires Barbosa, gerente de marketing da marca.

Barbosa conta que todo o valor arrecadado será revertido para as ONGs parceiras da Lagunitas, cervejaria da Califórnia que pertence ao portfólio da Heineken e é muito conhecida por aqui por sua india pale ale.

O leilão acontece no site OpenSea (opensea.io), especializado no mercado de NFTs —sim, já existem sites especializados no mercado de NFTs.

Para aplacar aqueles que precisam pegar literalmente o prêmio, porém, a Lagunitas vai presentear os compradores de qualquer uma das peças digitais com um kit especial, que inclui camiseta (real) personalizada, adesivos e o tradicional copo da marca. Quem comprar a arte completa ganha ainda o vinil do Disco de Quintal, que inclui músicas de Ana Cañas, Dead Fish e Sugar Kane, entre outras —o álbum está disponível também nas plataformas digitais.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.