Copo Cheio

Todas as cervejas, todos os estilos, para todos os gostos

Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo

Amstel promove ação contra o racismo em jogos da Libertadores

Campanha Barulho contra o Racismo tem parceria com o Observatório da Discriminação Racial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Cerveja oficial da Copa Libertadores, a Amstel resolveu se posicionar na luta contra o racismo e promove uma ação que começa nesta terça (28), dia do início da fase aguda do torneio, com as primeiras partidas das oitavas de final.

Ao lado do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, a marca criou o movimento Faça Barulho contra o Racismo. A ação convoca torcedores, jogadores, ex-atletas e formadores de opinião a não se calarem ao presenciar algum ato racista.

Amstel promove ação na Libertadores para combater o racismo
Amstel promove ação na Libertadores para combater o racismo - Divulgação

O Observatório e o Projeto Primeira Pele Preta desenvolveram uma página oficial com o nome Barulho contra o Racismo (link aqui), que traz o Manual Antirracismo no Esporte e oferece uma assistência psicológica e jurídica para as vítimas do racismo.

A cervejaria usará ainda suas placas de publicidade em campo para espalhar a campanha em todos os jogos em que os times brasileiros sejam mandantes.

"Nos unimos ao Observatório da Discriminação Racial no Futebol com o intuito de criar cada vez mais diálogo sobre esse tema e apoiar esta organização que compartilha de nossos valores e trabalha na construção de um futebol mais inclusivo e respeitoso", afirma Vanessa Brandão, diretora de marketing no grupo Heineken, que abriga a Amstel em seu portfólio.

"Não podemos aceitar que mais casos continuem acontecendo, e, por isso, precisamos quebrar o silenciamento e fazer barulho. Indo além das denúncias, a parceria com a Amstel vai servir para que possamos dialogar, prestar assessoria jurídica e psicológica às vítimas", diz Marcello Carvalho, diretor do Observatório.

Os casos de racismo têm aumentado no torneio nos últimos anos contra times brasileiros, que, coincidentemente, ou não, venceram as três últimas edições da competição —incluindo as duas últimas finais vencidas pelo Palmeiras contra rivais do país.

Só nesta edição já foram registrados seis denúncias de atos racistas contra times brasileiros, de acordo com o site do Observatório, incluindo nos dois confrontos entre Corinthians e Boca Juniors, duelo que se repete nesta fase.

Racismo contra brasileiros na Libertadores

  • 13 de abril: River Plate x Fortaleza
  • 26 de abril: Corinthians x Boca Juniors
  • 26 de abril: Estudiantes x Red Bull Bragantino
  • 27 de abril: Emelec x Palmeiras
  • 28 de abril: Universidad Católica x Flamengo
  • 17 de maio: Boca Juniors x Corinthians
Jogo na Bombonera entre Corinthians e Boca Juniors, no qual foi registrado caso de racismo
Jogo na Bombonera entre Corinthians e Boca Juniors, no qual foi registrado caso de racismo - Agustin Marcarian - 17.mai.22/Reuters

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.