Copo Cheio

Todas as cervejas, todos os estilos, para todos os gostos

Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo
Descrição de chapéu Agrofolha

Black Princess lança nova edição da Braza Hops, com lúpulo brasileiro

Rótulo do grupo Petrópolis traz a plantinha cultivada na serra fluminense

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de uma primeira experiência em 2020, a marca Black Princess, do grupo Petrópolis, lança a segunda edição da Brazil Hops, german pilsner feita com lúpulo brasileiro.

Assim, como a primeira versão da cerveja, o lúpulo foi cultivado no Centro Cervejeiro da Serra, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro.

Plantação de lúpulo em Teresópolis; flor da planta foi usada na produção da Braza Hops, da Black Princess
Plantação de lúpulo em Teresópolis; flor da planta foi usada na produção da Braza Hops, da Black Princess - Divulgação

"A primeira edição da Black Princess Braza Hops, há quase dois anos, foi um sucesso e esgotou rapidamente em nosso e-commerce", lembra Nathalia Cajueiro, coordenadora de marketing da Black Princess.

O grupo Petrópolis começou a cultivar a plantinha, responsável pelo aroma da cerveja, em 2018 —normalmente são lúpulos de origem americana. Desde então, o número de mudas aumentou consideravelmente, de 316, no início, para 21 mil na última conta. Hoje são 15 variedades de lúpulos, que ocupam uma área de 5 hectares do Centro Cervejeiro.

Mesmo assim, a edição limitada da Braza Hops não foi ampliada. Como em 2020, são 2.000 garrafas long neck. Com 4,7% de teor alcoólico, a cerveja pode ser encontrada no site bomdebeer.com.br, ecommerce do grupo, por R$ 11,90.

Outras experiências

Ainda neste ano deve chegar outra cerveja com lúpulos cultivados no Brasil, na Fazenda Santa Catarina, em Lages (SC), uma iniciativa da Ambev. A receita, uma india pale lager, levará também goiaba e deve ficar disponível em unidades do Bar do Urso e na Goose Island Brewhouse, em Pinheiros (região oeste de São Paulo), nos próximos meses.

Outra parceira da Ambev foi com a cervejaria catarinense Lohn, que resultou no rótulo Toda Nossa, feito com todos os ingredientes 100% nacionais.

Há também iniciativas de cervejarias artesanais de São Paulo e Minas com lúpulos da Serra da Mantiqueira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.