Copo Cheio

Todas as cervejas, todos os estilos, para todos os gostos

Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo

Dádiva lança IPA com café e pilsen com lúpulo queridinho da Nova Zelândia

Novos rótulos são vendidos nos bares Câmara Fria e Tank Brewpub

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dois ótimos lançamentos chegaram recentemente a bares de São Paulo pelas mãos da Cervejaria Dádiva, de Várzea Paulista, região de Jundiaí (SP).

A primeira é a American Coffee, uma session IPA com 4,7% de álcool, amargor bem equilibrado e um agradável aroma de café, cortesia do Vira-Lata Caramelo, da Café Bixo, grão avermelhado de baixa acidez e aroma intenso.

Cerveja American Coffee, da Dádiva, criada para combinar com a pizza Breakfast, no bar Câmara Fria
Cerveja American Coffee, da Dádiva, criada para combinar com a pizza Breakfast, no bar Câmara Fria - Divulgação

A criação foi um pedido do bar secreto Câmara Fria (nem tão secreto assim), cuja portinha fica dentro do Original e que combina em sua carta bons rótulos de cervejas —mescla de artesanais com mainstream— com pizzas individuais da Bráz Pizzaria, com uma unidade ali ao lado.

E a American Coffee foi a receita escolhida para acompanhar a pizza Breakfast (R$ 31), feita com massa de fermentação natural, cheddar, molho de pimentão tostado, bacon e um belo ovo estalado com gema mole por cima. O chope (R$ 23, copo de 330 ml) está engatado com exclusividade no Câmara Fria.

O segundo lançamento da Dádiva foi produzido em parceria com o Tank Brewpub, de Pinheiros. A First Rise é uma pilsen elaborada com lúpulos da Nova Zelândia, no caso, o Riwaka e o queridinho Nelson Sauvin, um dos lúpulos mais desejados por vários cervejeiros mundo afora.

Essa variedade de lúpulo é especial por trazer aromas mais frutados ---a maioria dos lúpulos é conhecida por aromas cítricos e terrosos--- e sabor que o aproxima do vinho Sauvignon Blanc. E é um lúpulo raro justamente por crescer num espaço pequeno e não ter uma produção tão grande.

Depois de fazer sucesso em várias receitas americanas, ele chegou em pequenas remessas por aqui, normalmente usadas para criações de IPAs e suas variações. Mas a First Rise é uma refrescante e muito aromática pilsen com 5,2% de teor alcoólico. O nome é uma brincadeira com o fato de os neozelandeses serem os primeiros a verem o nascer do Sol.

Assim como acontece com a American Coffee, a First Rise é um lançamento exclusivo e só pode ser encontrada no Tank Brewpub.

Câmara Fria - R. Graúna, 137, Moema, tel. (11) 2299-5336
Tank Brewpub - R. Amaro Cavalheiro, 45, Pinheiros, tel. (11) 93208-2352

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.