Copo Cheio

Todas as cervejas, todos os estilos, para todos os gostos

Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo

Festival reúne restaurantes e cervejas de Campos do Jordão

Sabores e Cervejas da Mantiqueira volta com pratos harmonizados com diferentes estilos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O inverno terminou, mas Campos do Jordão continua oferecendo bons programas neste início de primavera, como o festival Sabores e Cervejas da Mantiqueira, que acontece até 30 de outubro e reúne restaurantes às boas cervejarias da cidade serrana pelo terceiro ano consecutivo.

A exemplo do ano passado, as cinco cervejarias participantes são Baden Baden, Campos do Jordão, Caras de Malte, Gard e Vemaguet. Os restaurantes que integram a nova temporada do projeto servem pratos que harmonizam com rótulos de alguma das marcas —em alguns casos, a cerveja também é usada no preparo.

Bife ancho com feijão-tropeiro e legumes grelhados no Dona Chica, com cerveja da Gard, dentro do Horto Florestal de Campos do Jordão
Bife ancho com feijão-tropeiro e legumes grelhados no Dona Chica, com cerveja da Gard, dentro do Horto Florestal de Campos do Jordão - Divulgação

Entre as sugestões está o filé mignon com creme de leite e a cerveja pilsen da Gard, no Dois Rios Restaurante; é da Gard também o rótulo que harmoniza com o ancho Bassi com feijão-tropeiro e legumes grelhados, no Dona Chica, restaurante dentro do Horto Florestal.

Já a cervejaria Caras de Malte oferece um cupim defumado ao molho da belgian dark strong ale da casa, servido com legumes defumados e abacaxi grelhado; a mesma cerveja é indicada para acompanhar o prato.

O festival inclui algumas programações especiais, como a 4ª Oktoberfest no bar Esquina do Djalma, no dia 8 de outubro, na rua mais agitada de Capivari, e com cervejas da Caras de Malte e banda típica —o ingresso custa R$ 250.

No dia 15/10, o Elio Cucina Speciale prepara um almoço em quatro tempos, com cada prato harmonizado com um dos quatro principais estilos da Baden Baden (reservas pelo telefone 12-99663-8888).

Outro destaque é o Almoço na Cachoeira, na Fazenda Gravatá (dentro do Horto). Serão cinco etapas preparadas na parrilla, harmonizando com os rótulos sempre convidativos da Gard (reservas em 12-99714-0019. Aliás, quem quiser aproveitar, pode visitar a cervejaria, escondidinha no próprio Horto.

Perto do fim do festival, no dia 29/10, será revelado o vencedor do concurso Mestre-Cervejeiro de Panela da Brau Akademie, que teve 190 cervejeiros amadores inscritos. A premiação acontece na cervejaria Play Pub, da marca Campos do Jordão.

É possível acompanhar a programação completa do evento no perfil do Instagram @cozinha.mantiqueira e no site cozinhadamantiqueira.com.br.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.