Cozinha Bruta

Comida de verdade, receitas e papo sobre gastronomia com humor (bom e mau)

É correto enxotar Bolsonaro da churrascaria?

Presidente e comitiva saíram de restaurante em SP sob gritos de "fora, vagabundo!"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um vídeo, com quase 15 mil compartilhamentos no Twitter, mostra a comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PL) deixando acabrunhada uma churrascaria de São Paulo –enquanto os clientes do restaurante gritam "fora!" e "fora, vagabundo!".

Dá a impressão de que Bolsonaro foi escorraçado das dependências da Laço de Ouro, no Paraíso (zona sul), no último domingo (7).

O presidente Jair Bolsonaro segura um pedaço de picanha ao lado do churrasqueiro
Churrasco de Bolsonaro tem picanha de R$ 1.799,99 o quilo - Reprodução

Parece que não foi bem assim. Outros vídeos, um deles compartilhado pelo secretário Fábio Wajngarten, mostram apoiadores entusiasmados e pessoas constrangidas, apenas querendo desaparecer daquele circo.

Teve grito contra e teve grito a favor. Se o presidente não foi expulso do restaurante, nem por isso teve um almoço sossegado antes de ir ao Allianz Parque ver o Palmeiras, seu time do coração, vencer o Goiás por 3 a 0.

Bolsonaro foi abertamente hostilizado num espaço de uso público. É correto fazer um negócio desses?

Olha: se eu fosse dono do restaurante, eu me recusaria a atender esse homem. Devo admitir que, se estivesse lá na hora, provavelmente me juntaria ao grupo do "fora". É o que dá vontade de fazer, mas não significa que seja a atitude correta.

Porque é justamente esse o jogo dos apoiadores do Bolsonaro. Provocam e provocam para que o oponente reaja com agressividade e aí vêm apontar o dedo: "Tá vendo? Eles nos acusam daquilo que fazem".

É só lembrar que essa coisa de hostilizar político em restaurante começou lá atrás, nos governos do PT, e eram militantes da direita que iam infernizar o jantar de ministros e parlamentares.

Não é bacana copiar esse modo de operar. Sei que às vezes é muito difícil não agir com o fígado, mas é preciso tentar. É Bolsonaro quem representa a barbárie, não podemos deixá-lo colar esse rótulo nas nossas costas.

(Siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram e do Twitter.)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.