Darwin e Deus

Um blog sobre teoria da evolução, ciência, religião e a terra de ninguém entre elas

Darwin e Deus - Reinaldo José Lopes
Reinaldo José Lopes

Livro infantil traz visão lírica sobre a arqueologia brasileira

Texto adota a perspectiva de um menino indígena para investigar passado do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chegou às mãos deste escriba um livrinho precioso, um dos primeiros cujo objetivo é mostrar a riqueza do passado profundo do Brasil para o público infantojuvenil. Trata-se de "Rentchin" (editora Telos), escrito pelo bioantropólogo Rodrigo Elias de Oliveira, da USP, e belamente ilustrado pela artista Nat Grego. A imagem abaixo, creio, diz (quase) tudo.

Desenhos de objetos de cerâmica produzidos pelos antigos indígenas do Brasil, como vasos e urnas funerárias
Artefatos arqueológicos brasileiros em cerâmica desenhados no livro "Rentchin" - Nat Grego/Divulgação

O casamento entre desenhos e texto é tremendamente harmonioso, tal como deve ser em qualquer bom livro voltado para as crianças. Dá vontade de passar horas olhando as belas e extremamente precisas reproduções de artefatos arqueológicos encontrados em sítios do Brasil todo (acima, por exemplo, vemos, à esquerda, desenhos típicos de vasos da ilha de Marajó, enquanto a direita temos uma urna funerária antropomórfica, ou com forma de gente, do Amapá). Não tem uma página que seja feia nesse livro, gentil leitor.

O personagem-título, o jovem indígena Rentchin (ou Jonas, quando está fora da sua aldeia), vive numa grande reserva da mata atlântica entre São Paulo e o Paraná e começa sua jornada como um curumim curioso, que quer usar tanto o conhecimento ancestral de sua etnia quanto a ciência que aprende na escola para compreender seu passado.

Capa do livro "Rentchin" mostra criança com lanterna na mão observando pinturas rupestres
Capa do livro infanto-juvenil "Rentchin", sobre arqueologia brasileira - Nat Grego/Divulgação

O texto de Oliveira mistura com muita habilidade o lado lírico das descobertas de Rentchin com boas explicações sobre os principais elementos que os arqueólogos usam para reconstruir o passado profundo, como a análise de pinturas rupestres, de artefatos de pedra e cerâmica ou das marcas deixadas por hábitos ou doenças nos esqueletos humanos. Recomendadíssimo!

Para quem quiser saber mais sobre o trabalho do bioantropólogo, vale conferir esta coluna que escrevi na Folha e também uma reportagem que fiz para a revista National Geographic Brasil.

Acompanhe-me no YouTube, Twitter e Instagram

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.