De forma enganosa, muitos atribuem o sucesso financeiro de Warren Buffett apenas à sua capacidade de gerar retornos elevados. De fato, ele não foi o gestor que produziu retornos maiores ao longo da carreira no mercado financeiro. Existe outro fator que foi ainda mais relevante.
Apesar do retorno de Buffett não ser o melhor dentre os gestores de fortunas, nenhum outro alcançou sua fortuna.
Por exemplo, o reconhecido gestor do fundo Magellan da Fidelity Investments, Peter Lynch. Lynch obteve um retorno médio ao longo de sua carreira de mais de 29% ao ano.
Ainda mais impressionante é a rentabilidade de Jim Simons. Seu fundo de hedge Renaissance Technologies obteve um retorno médio anual de 66%, desde 1988.
Já Buffett não alcança os 20% ao ano de retorno médio
No entanto, a fortuna de Buffett soma USD$ 101 bilhões, a de Simons é estimada em USD 24,4 bilhões e a de Lynch não chega a USD 400 milhões.
Tenho certeza de que nem Lynch, nem Simons estão tristes com seus patrimônios. Mas o que faz Buffett ter acumulado mais?
Muitas vezes atribuímos ao volume do investimento inicial a razão para seu sucesso. Mas, também não foi essa a diferença.
Ele fundou sua empresa de investimentos, em 1956, com apenas USD 100 e aos 25 anos de idade.
Da fortuna total de Buffett, 97%, ou seja, USD 97 bilhões foram acumulados após ele atingir seus 60 anos.
Provavelmente, você já sabe o que fez a diferença para Buffett.
Foi o tempo. Ele persistiu por mais tempo que todos e se aproveitou dos juros compostos. Como ele mesmo disse:
"The more time your investment has to grow, the greater power of compounding it will achieve" (Quanto mais tempo seu investimento tiver para crescer, maior será o poder da composição (dos juros) a o atingir).
Poucos querem acreditar que esta é uma de suas maiores lições e mais simples de ser seguida.
A grande maioria despende meses buscando uma fórmula mágica e acabam perdendo, além de dinheiro, o ensinamento mais valioso, o tempo.
Como disse Buffett:
"Comece cedo".
Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.