De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Diga-me quando nasceu e te direi como você se comporta financeiramente

A exposição a baixos retornos no mercado, podem mudar suas decisões financeiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A trader in a face mask works on the trading floor at the New York Stock Exchange (NYSE) as the Omicron coronavirus variant continues to spread in Manhattan, New York City, U.S., December 20, 2021. REUTERS/Andrew Kelly ORG XMIT: PPP - AJK003 REUTERS

A decisão sobre a participação de risco na carteira de investimento deveria ser suportada por seu planejamento financeiro, pelo conhecimento adquirido por estudo, pelo patamar de preços do mercado e seu perfil de investidor. Na prática, o que ocorre é bem diferente. Isso é o que diz o trabalho dos pesquisadores Ulrike Malmendier e Stefan Nagel, publicado em 2009.

Em seu artigo Depression Babies: Do Macroeconomic Experiences Affect Risk-Taking?, eles descobriram que o fator que melhor explica a predisposição dos investidores em assumir risco está relacionada ao retorno do mercado experimentado durante suas vidas adultas.

A linha vermelha ascendente explica que a experiência de retornos mais positivos produz maior alocação dos investidores
A linha vermelha ascendente explica que a experiência de retornos mais positivos produz maior alocação dos investidores. Fonte: Depression Babies: Do Macroeconomic Experiences Affect Risk-Taking? - Ulrike Malmendier e Stefan Nagel

A relação positiva entre os ganhos do mercado e a exposição a ações descrita pela linha vermelha acima expõe o principal resultado da pesquisa.

Os pesquisadores encontraram que os investidores que, durante sua vida adulta, vivenciaram um mercado de ações com altos retornos, tendem a ter maior participação de risco, ou seja, uma maior parcela de ações em seu portfólio.

De outra forma, aqueles que experimentaram um mercado de ações com baixos retornos, tendem a ser mais avessos ao risco e, portanto, menos expostos a ações na carteira.

Isso explica muito por que os jovens de hoje possuem maior apetite a risco.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.