De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu Natal

Na sua lista de desejos de Natal, faltou este pedido

Para atingir sua liberdade financeira é preciso pensar nas perguntas certas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde criança somos acostumados com a pergunta errada: o que você quer de Natal? O hábito nos leva, quando adultos, também a fazermos o mesmo questionamento de forma errada. Por exemplo, quanto você quer ganhar ao se aposentar?

Como qualquer adulto, já não me lembro de todas as frustrações de Natal. Mas, uma delas me fez aprender uma lição que carrego até hoje.

Eu queria um autorama. Os leitores com mais de 40 anos sabem o tamanho do desejo de ter um autorama naquela época. Não cabia no orçamento da família naquele momento.

Todos ouvimos que precisamos mirar alto em nossos desejos. Ter metas audaciosas. Sem dúvida isto é verdade. Essas metas são o motor que nos faz acordar todos os dias com mais vigor.

Entretanto, é preciso ter cuidado para não cair na armadilha da roda do rato.

O fundador de uma das maiores administradoras de recursos do mundo (Vanguard Group), Jonh C. Bogle, em uma palestra para formandos da Universidade Georgetown contou a seguinte história:

"Em uma festa dada por um bilionário em Shelter Island, o falecido Kurt Vonnegut informa a seu amigo, o autor Joseph Heller, que seu anfitrião, um administrador de fundos de hedge, ganhou mais dinheiro em um único dia do que Heller ganhou com seu romance extremamente popular "Catch 22" ao longo de toda a sua história. Heller responde: "Sim, mas tenho algo que ele nunca terá. . . O suficiente."

Esse deve ser seu primeiro desejo a partir de hoje: o suficiente.

Tenha metas audaciosas, mas busque antes, sempre, o suficiente.

Então, a pergunta correta seria: quanto é suficiente para você se aposentar?

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.