De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Se você deseja fortuna, pare de pensar em riqueza e adote estes dois hábitos

O foco em riqueza pode te levar a perder o que há de mais precioso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em uma das cartas do periódico americano The Motley Fool, o analista Bill Mann escreveu: "There is no faster way to feel rich than to spend lots of money on really nice things." (Não há uma forma mais rápida de se sentir rico do que gastar dinheiro em coisas legais).

No entanto, como explica Morgan Housel em seu livro A Psicologia Financeira:

"As pessoas tendem a desejar ter riqueza para sinalizar aos outros que devem ser amadas e admiradas. Contudo, na realidade, esses outros muitas vezes se esquecem de admirar você, não porque não achem que a riqueza seja admirável, mas porque usam a riqueza como referência para o próprio desejo de serem amados e admirados."

Housel explica a diferença entre riqueza e fortuna.

Riqueza está relacionada à renda presente. Se você possui uma casa de alguns milhões, você é rico. Mesmo que ela seja financiada, sua renda deve ser suficiente para cobrir o financiamento.

Fortuna é representada pelos investimentos financeiros que ainda não se converteram em bens. Por isso, ele define fortuna como aquilo que ninguém vê.

Você vê passar na rua pessoas que possuem riqueza, mas quem tem fortuna passa despercebido. Você poderia cruzar com Warren Buffett e não notaria.

Nesse momento, você pode estar se perguntando: mas o que a fortuna proporciona?

Ela proporciona algo muito mais valioso. O que você prefere, ter um carro bonito e correr risco de não conseguir se aposentar ou a liberdade de poder escolher quando parar de trabalhar?

A Fortuna te dá flexibilidade e liberdade financeira de escolha, por exemplo, do que fazer com sua vida. Quanto isso vale?

Possivelmente já refletiu em algum momento: "se eu tivesse dinheiro, mudaria de emprego e faria algo que me geraria prazer".

No entanto, logo em seguida, que você se distraiu na internet, por ímpeto, comprou o último modelo do Iphone e se justificou, argumentando "eu mereço" como prêmio pelo trabalho árduo que fez no ano. Como quem depois do treino na academia se entrega aos doces. De que valeu o exercício?

Como respondeu o contador da cantora Rihanna quando ela o processou por quase ir a falência: "não era óbvio para ela que, se você gasta o seu dinheiro com coisas, vai acabar com as coisas e sem o dinheiro?"

Assim, cuidado para não acabar com aquilo que te proporciona mais valor em detrimento de algo que deprecia e pode te destruir financeiramente.

O autor ainda adverte sobre o cuidado que se deve ter em seguir aqueles que possuem riqueza e não fortuna. Acreditamos que se o imitarmos vamos atingir o sucesso. Por duras penas, estes nos levam a armadilhas financeiras. Não é à toa que quem vende pirâmides financeiras se exibe nas mídias sociais com riquezas que muitas vezes nem possuem.

Como recomenda Housel, para construir uma fortuna é necessário um adequado balanceamento entre frugalidade e paranoia.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.