De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Se fosse gestor de fundos, até Deus poderia ter sido demitido por você

Pesquisador mostra o resultado e evolução de um portfólio montado por alguém que já soubesse do futuro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Imagine se você soubesse exatamente quais ações vão apresentar o melhor retorno nos próximos cinco anos. Talvez você dissesse que só Deus poderia ter este conhecimento. Sabendo quais ações vão apresentar o melhor retorno, como você acha que teria sido seu desempenho e quanto poderia ter sofrido no meio do caminho?

Mesmo um portfólio montado por alguém que já soubesse de quais ações seriam as melhores não estaria livre das turbulências. REUTERS/Andrew Kelly ORG XMIT: PPP - AJK011 - REUTERS

Para responder a estas perguntas o pesquisador Wesley Gray fez um estudo com as 500 maiores ações negociadas nas bolsas NYSE, NASDAQ e AMEX entre 1927 e 2016. O trabalho de Gray foi publicado em fevereiro de 2016, com o título Even God would get fired as an Active Investor.

A cada cinco anos, desde 1927, Gray montou um portfólio formado pelas 50 ações que apresentariam o maior desempenho nos cinco anos seguintes, ponderadas pelo seu valor de mercado.

Gray chamou o gestor desse portfólio de Deus, pois ninguém teria como saber exatamente quais seriam as melhores ações antes de ocorrer e por anos sequenciais.

O retorno do portfólio de Deus nestes 90 anos foi de 29,4% ao ano. Enquanto nesse mesmo período, o S&P 500 rendeu o equivalente a 9,9% ao ano.

Obviamente seria de se esperar que o portfólio de Deus apresentasse retorno bem superior ao índice da bolsa americana.

No entanto, o mais interessante é saber que este portfólio também teria passado por momentos terríveis.

Entre 1929 e 1932, o portfólio de Deus chegou a perder 76%. Na crise financeira de 2008, ele teria se desvalorizado mais de 40%. Durante a crise de tecnologia de 2000, o portfólio de Deus teria sofrido uma queda superior a 39%.

A ideia do estudo de Gray foi mostrar o aspecto educacional do investimento de risco. Mesmo os melhores portfólios vão sofrer durante os momentos de turbulência.

Portanto, se seu portfólio está sofrendo neste momento e você confia no cenário de longo prazo, tenha paciência. Investimentos de risco devem ter horizonte de longo prazo.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.) ​ ​

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.