De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Você possui as qualidades de Lynch para ser bem-sucedido investindo em ações?

A elevada volatilidade do mercado tem exigido outras qualidades do investidor de ações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Erroneamente, muitos atribuem a Warren Buffett o título de investidor de ações com maior desempenho. Na verdade, em sua função de gestor de fundo de ações, Peter Lynch obteve retorno superior a Buffett. Lynch acreditava que investidores individuais também poderiam ser bem-sucedidos, mas para isso, deveriam ter 12 qualidades.

A elevada volatilidade do mercado tem exigido outras qualidades do investidor de ações. (Photo by Michael Nagle/Xinhua) - Michael Nagle/Xinhua

O fundo Fidelity Magellan de Peter Lynch obteve retorno médio anual de 29,2% entre 1977 e 1990. No mesmo período, a empresa, Berkshire, de Buffett teve retorno médio anual de 27,3%.

Em seu livro, One Up On Wall Street, publicado inicialmente em 1989, Lynch elenca 12 características pessoais que um investidor precisa ter para ser bem-sucedido no mercado de ações.

Listo abaixo as 12 características e comento em seguida:

  1. Paciência;
  2. Autoconfiança;
  3. Bom senso;
  4. Tolerância à dor;
  5. Mente aberta;
  6. Desapego;
  7. Persistência;
  8. Humildade;
  9. Flexibilidade;
  10. Disposição para pesquisar;
  11. Disposição para admitir erros;
  12. Capacidade de ignorar o pânico geral.

À primeira vista, elas são qualidades que poderiam ser avaliadas como simples de serem seguidas. No entanto, aqueles que já investiram no mercado de ações sabem que elas são extremamente difíceis de serem mantidas.

Você precisa ter paciência para esperar os resultados de seu investimento amadurecerem. Muitas vezes vai precisar persistir, pois às vezes leva anos para que o retorno ocorra. Para isso, precisa ter confiança em sua pesquisa e precisa realizar esta pesquisa.

Precisa ter bom senso para tomar decisões e não se deixar levar pelos movimentos do mercado, ou seja, ter capacidade de ignorar o pânico geral.

Uma mente aberta e humildade para avaliar se está errado em sua pesquisa anterior é fundamental.

Quando estiver errado, ter a flexibilidade de mudar e disposição para admitir este erro. Muitos investidores falham, mantendo posições perdedoras, pois não admitem o erro e não possuem a flexibilidade para mudar. Portanto, não deve se apegar às suas posições.

Como adverte Lynch, é importante ter habilidade para tomar decisões sem todas as informações disponíveis.

Estes são hábitos que não são adquiridos pela simples virada de uma chave. Leva tempo.

Perceba que uma das características está relacionada à pesquisa. Isso quer dizer que não basta você comprar uma ação e ser paciente. Vai precisar estudar bastante sobre a empresa, suas finanças e seus diferenciais competitivos.

Uma forma de começar é seguindo uma carteira recomendada e entendendo as razões para seleção da carteira. Também, pode investir em um fundo de ações e acompanhar pelos relatórios e conferências mensais as decisões que foram realizadas, seus motivos e como foram realizadas. Aprender com profissionais na prática pode evitar erros.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.) ​ ​

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.