De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Cuidado com pesquisas de sentimento sobre o mercado de ações

Pesquisas de sentimento sobre o mercado de ações costumam ser bons indicadores contrários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pesquisa de sentimento aponta que o percentual de investidores individuais americanos otimistas com o mercado de ações é o menor das últimas três décadas. Dados como estes assustam qualquer leitor. Entretanto, precisamos ter muito cuidado com este tipo de pesquisa e qual a melhor atitude a tomar com esta informação.

Operador de bolsa surpreso com divulgação de dados. REUTERS/Andrew Kelly ORG XMIT: PPP - AJK013 - REUTERS

Recebo pesquisas de sentimento sobre a bolsa de valores quase todos os meses. Não me furto a responder, mas tomo muito cuidado para refletir se minha resposta é fruto do que eu acredito que vai ocorrer ou do que eu tenho passado nas últimas semanas.

A pesquisa da American Association of Individual Investors (AAII) é feita semanalmente e mede o percentual dos respondentes que está otimista, neutro ou pessimista em relação ao mercado de ações nos próximos seis meses. Link para a pesquisa (aqui)

O percentual de investidores otimistas que foi divulgado antes de ontem de 18,87% é um pouco melhor do que o da semana passada que atingiu a incrível marca de 15,84%.

O gráfico abaixo apresenta a evolução deste indicador ao longo do tempo desde 1987.

Percebe-se uma alta frequência nesse gráfico, o que indica que os investidores mudam de opinião rapidamente.

Em novembro passado, ou seja, há seis meses, o percentual de investidores otimistas com o mercado atingiu quase 50%. Enquanto os pessimistas naquele momento eram apenas 24% do total.

Como mencionei, a pergunta que os investidores precisam responder é sobre o que eles acreditam quanto ao mercado nos próximos seis meses. Se o consenso estivesse certo, o mercado deveria ir bem no semestre seguinte em que houvesse mais investidores otimistas e deveria ir mal no semestre seguinte ao que o percentual de investidores otimistas caísse.

Entretanto, não é bem isso que acontece.

Evolução do percentual de investidores otimistas com o desempenho dos próximos seis meses do mercado de ações. Pesquisa realizada pela American Association of Indiviual Investors.
Evolução do percentual de investidores otimistas com o desempenho dos próximos seis meses do mercado de ações. Pesquisa realizada pela American Association of Indiviual Investors. - Michael Viriato

Quando medimos a correlação do retorno do S&P500 dos próximos seis meses com o percentual de investidores otimistas, percebemos que a correlação é negativa (-0,16). A correlação mede a relação linear entre duas variáveis e varia de -1 a 1.

A correlação negativa quer dizer que quando os investidores estão muito otimistas, nos próximos seis meses o mercado tende a cair e quando a maioria dos investidores está pessimista, o mercado sobe.

Por exemplo, veja o que ocorreu de novembro passado até hoje. Havia um percentual muito grande de investidores otimistas e o mercado caiu.

Na verdade, a correlação maior (0,33) do dado é com o retorno observado nos últimos dois meses. Ou seja, o retorno que o investidor experimentou nos últimos dois meses está refletido muito mais em seu sentimento sobre o que ocorrerá no futuro.

Portanto, cuidado ao ler pesquisas de sentimento sobre o que o consenso acredita que vai ocorrer no futuro. Elas podem refletir muito mais o passado recente.

Há quem diga que estas pesquisas seriam um bom indicador contrário sobre o que fazer, ou seja, se existem muitos investidores pessimistas, poderia ser um bom momento para comprar, pois o prêmio de mercado estaria elevado.

Os próximos seis meses vão dizer quem está certo.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.) ​ ​

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.