Nesta última segunda-feira o conselho do Twitter aprovou a oferta de compra pelo bilionário Elon Musk. Quando avaliamos o histórico de Musk, investidores poderiam dizer que ele estaria fazendo um grande negócio. Entretanto, ele pode estar cometendo o mesmo erro que Buffett cometeu ao comprar a Kraft Heinz em 2015.
Em 2019, Buffett confessou em entrevista na CNBC: "Pagamos demais pela Kraft. Eu estava errado de alguma maneira sobre a Kraft Heinz".
Musk pode estar caindo na mesma armadilha em que muitos investidores caem, assim como Buffett: se empolgar com uma aquisição e pagar mais do que deveria.
Muitos aplicadores confundem a proximidade que possuem com a empresa, se empolgam no processo de aquisição e superestimam seu valor, pagando mais caro do que deveriam por uma ação.
Quando investimos em uma empresa, é necessário calcular qual seria seu valor justo.
Não faz sentido pagar um preço acima deste valor justo por melhor que seja a empresa, pois o retorno que se obterá com o investimento será menor que o custo oportunidade.
Alguns analistas comentaram que Musk poderia melhorar os resultados do Twitter. Mesmo assim, que ele consiga, mostro abaixo que ele está pagando acima do que deveria.
Também não se deve pagar o valor justo já considerando a possibilidade de realmente se conseguir melhorar o resultado, pois é possível que não se consiga implementar esta melhora.
Afinal, seria excesso de autoconfiança acreditar que só existam executivos incompetentes na atual administração e que ele conseguiria contratar toda uma equipe muito melhor.
De fato, o Twitter tem resultados piores que outra rede social como a Meta (Facebook).
A margem líquida, ou seja, quanto do faturamento da empresa sobra em lucro (lucro/receita) do Twitter seria de 11,3% segundo a Bloomberg e esperada para 2023 pelos analistas de mercado. Enquanto no caso do Facebook, a margem líquida esperada para 2023 é de 27,5%.
Mesmo tendo uma margem menor e apresentando um crescimento de vendas não muito diferente da Meta, o Twitter negocia com um múltiplo prêmio em relação ao Facebook. Portanto, já estaria caro relativamente.
Se Musk conseguir melhorar a margem do Twitter para 28%, ou seja, melhor que a do Facebook, o lucro esperado para 2023 do Twitter saltará para US$ 2,04 bilhões dos atuais USD$ 821 milhões atuais.
No entanto, mesmo se Musk conseguir implementar esta grande melhora no lucro, o Twitter ainda negociaria atualmente com um múltiplo Preço/ Lucro de 19,3, com o lucro de 2023. O Facebook negocia hoje com um múltiplo Preço/ Lucro para 2023 de 13,4.
Entretanto, Musk prometeu pagar um preço ainda superior. Portanto, mesmo que ele consiga implementar uma grande melhoria nos resultados do Twitter o preço relativo pago seria o dobro de se comprar as ações do Facebook.
Não sei se ele vai demorar quatro anos, como Buffett demorou, para confessar que se empolgou no preço pago. Possivelmente, os únicos racionais foram os conselheiros do Twitter que aprovaram a venda.
Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor
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