De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

O bilionário Bill Ackman errou?

O sucesso nos investimentos é resultado de um processo bem estruturado e da disciplina em o seguir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta semana o gestor de hedge funds, conhecidos no Brasil como fundos multimercados, Bill Ackman esteve nas manchetes de todos os principais jornais econômicos. O motivo foi a surpreendente venda de sua posição em ações da Netflix, com prejuízo de USD$ 400 milhões e por ter ficado tão pouco tempo.

A disciplina nos investimentos e um processo bem estruturado é que justificam o sucesso de investidores como Bill Ackman. REUTERS/Mike Blake/File Photo ORG XMIT: FW1 - REUTERS

Recebi alguns questionamentos sobre tal atitude e se estaria na hora de vender Netflix por causa do resultado mais fraco que o esperado. Sua atitude parece prematura e se assemelha à de um investidor inexperiente, mas demonstra uma das principais características de um investidor de sucesso, a disciplina.

De forma errada, muitos investidores fazem aplicações como se estivessem em um hipódromo. Buscam um cavalo para apostar baseado nos humores e naquele que tem tido mais sucesso, ficam à mercê do fluxo e por não terem critérios estabelecidos não mudam, ou seja, mantém o mesmo cavalo até o fim da corrida. Muitas vezes para ver que o favorito não era bem aquele cavalo.

O ponto é que no mundo dos investimentos, a corrida não tem fim. Portanto, muitos mantêm uma posição perdedora eternamente. Como não tinham um critério para a compra, também não há critério para a saída.

A simples perda também não é motivo de venda. É necessário se ter um critério de seleção dos investimentos que respeite sua política de investimentos.

Todo investimento deve ser pautado por um processo. O processo define o objetivo de retorno, a forma de seleção dos ativos, as restrições de risco e um cenário para o qual estas variáveis valem.

Quando o cenário muda e o investimento não mais se justifica com o novo cenário, é preciso mudá-lo.
Também se faz necessária a mudança da carteira quando o cenário se altera e outros ativos demonstram melhor perspectiva de retorno.

Lembre-se, o retorno futuro de sua carteira de investimentos não será fruto do que os ativos renderam no passado, mas de como os ativos devem desempenhar no futuro.

Portanto, se faz necessária uma avaliação contínua como se todos os dias você amanhecesse com o dinheiro e tivesse a oportunidade de comprar os mesmos ativos ou outros.

Se Ackman errou, só o tempo dirá, mas ele se manteve fiel a seu processo e essa disciplina é a responsável por seu sucesso.

Outro ensinamento que podemos tirar deste evento é: nunca justifique seu investimento baseado no investimento de uma celebridade.

Se você não tem um processo para avaliar o ativo, muito cuidado ao seguir outros.

Ao seguir terceiros pode acabar sempre pagando mais caro e vendendo mais barato, pois executa as operações dias após saber o que foi realizado pela celebridade.

Prepare-se, estude, crie uma política de investimento e tenha disciplina para seguir esta política.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.) ​ ​

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.