De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Descubra os três critérios que determinam a qualidade de uma ação

O fator qualidade é determinante para o elevado desempenho de Warren Buffett

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Atraídos pela promessa de altos ganhos, investidores aplicam em ações classificadas como junk (lixo), quando deveriam buscar qualidade. Parece quase óbvio que qualidade deveria ser um critério-chave a se perseguir no investimento em ações. Entretanto, será que qualidade é realmente importante? E o que determina a qualidade de uma ação?

O fator qualidade é um dos critérios que respondem pelo elevado desempenho de Warren Buffett. REUTERS/Brendan McDermid/File Photo ORG XMIT: FW1 - REUTERS

Se você acompanha esta coluna, já leu algumas vezes sobre a administração de uma carteira de ações por meio de fatores. Um dos fatores que apresenta melhor desempenho no mundo e que é perseguido pelo investidor Warren Buffett é o fator qualidade.

Segundo a MSCI, o índice de ações que segue o fator qualidade no mundo (MSCI ACWI Quality Index) apresentou um desempenho de 296,54% nos últimos quinze anos. No mesmo período o índice agregado, o MSCI ACWI, se valorizou apenas 144,73%.

Adicionalmente, conforme demonstra Andrea Frazini, em artigo acadêmico publicado em 2013 intitulado, Buffett’s Alpha: "We show that Buffett’s performance can be largely explained by exposures to value, low-risk, and quality factors." (Mostramos que o desempenho de Buffett é fortemente explicado pela exposição aos fatores valor, baixo risco e qualidade).

Portanto, o fator qualidade é um dos fatores que explicam o elevado desempenho do bilionário Warren Buffett. Ou seja, qualidade é importante.

Conforme o artigo Quality minus Junk de Frazzini publicado em 2019, o fator qualidade é determinado por três características chave: lucratividade, crescimento e segurança.

Para explicar como aplicar estas três características na classificação das ações com melhor qualidade, vou comentar como a MSCI define seu índice.

Evolução de um investimento de USD100 nos índices MSCI ACWI e MSCI ACWI Quality Index.
Figura retirada do relatório de desempenho da MSCI. Evolução de um investimento de USD100 nos índices MSCI ACWI e MSCI ACWI Quality Index. - MSCI

No artigo, Frazini descreve vários índices que podem ser utilizados para atender aos três critérios. A MSCI selecionou dentre eles de forma bem simples.

Para lucratividade, a MSCI considera a rentabilidade das empresas medida pelo ROE (Return on Equity). Para o critério de crescimento ela considera o crescimento dos lucros, mas privilegiando a estabilidade deste crescimento. Já no critério segurança, ela classifica pelo baixo endividamento financeiro, ou seja, quanto menor o endividamento, maior é a segurança.

Se você administra sua própria carteira, mas não é capaz de classificar ações de forma simples como acima, cuidado. Você pode estar comprando junk.

Segundo a MSCI, exemplo de empresas globais de elevada qualidade seriam: Apple, Microsoft, Meta, Nvidia, Johnson & Johnson, Taiwan Semiconductor, Unitedhealth Group e Visa. Exemplos de empresas brasileiras de qualidade seriam: Vale, B3, Ambev, Weg, Localiza, Itausa, Gerdau, BB Seguridade, Hapvida e Vibra.

É importante entender que classificação de qualidade de uma empresa se altera com o tempo. Assim, uma empresa classificada com elevado índice de qualidade hoje, pode não ser mais no próximo ano.

Perceba que um índice calculado com critérios simples que retratam a qualidade de uma empresa já é capaz de produzir um bom diferencial de retorno. Como mencionei ontem, existem estratégias de investimento em ações que superam a aplicação em índices como o Ibovespa.

Se você deseja investir diretamente em ações, deve se capacitar para construir critérios de classificação das empresas de forma a ter um portfólio mais eficiente e com qualidade.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.)

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.