De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu Eletrobras FGTS

Em 2 semanas, ações da Eletrobras já se valorizam mais do que o retorno de um ano do FGTS

Em 12 meses, investidores do FMP Eletrobras podem ganhar o equivalente a cinco anos da rentabilidade do FGTS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois de duas semanas da privatização da Eletrobras, os trabalhadores que usaram recursos do FGTS para participar já podem comemorar. As ações ordinárias da Eletrobras sobem de 7,86% neste período. Este retorno é superior a mais de um ano de rentabilidade do FGTS.

Em 12 meses, investidores do FMP Eletrobras podem ganhar o equivalente a cinco anos da rentabilidade do FGTS. REUTERS/Brendan McDermid ORG XMIT: PPP - NYK507 - REUTERS

Na privatização, os acionistas compraram cada ação ao preço de R$ 42. No fechamento desta segunda-feira, elas eram negociadas a R$ 45,3.

Segundo pesquisa com analistas, realizada pela Bloomberg, as ações ainda teriam um potencial de alta de mais 19% nos próximos doze meses. Portanto, o ganho total pode chegar a mais de 28% em um ano.

Somada a esta expectativa retorno, ainda são esperados ganhos de dividendos que poderiam acrescentar mais 4% na rentabilidade esperada, segundo a avaliação média dos analistas.

Os investidores do FGTS precisariam esperar mais de cinco anos para obter a mesma rentabilidade total.

Na privatização, foi permitido que os trabalhadores usassem até 50% de suas reservas no FGTS para comprar as ações por meio de um fundo chamado Fundo Mútuo de Privatização (FMP). A demanda foi tamanha que precisou haver um rateio e estes só puderam aplicar cerca de 66,7% do que solicitaram.

O prazo ainda é curto e qualquer investimento em ações deve ser avaliado no longo prazo, devido ao risco inerente da renda variável. Entretanto, começar com o pé direito é sempre melhor.

Importante ressaltar que enquanto os investidores que participaram da oferta comprando ações diretamente já poderiam embolsar este ganho de mais de 7%, aqueles que participaram por meio dos recursos do FGTS ainda devem esperar mais quase 12 meses.

Entretanto, se as previsões dos analistas estiverem certas, esta espera será bem recompensada.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.)

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.