De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Entenda por que o tempo é seu melhor aliado nos investimentos

Tempo no mercado supera tentar acertar a tendência de mercado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não há um lugar em que nossa ansiedade natural se faça mais evidente que nos investimentos. Queremos ver todos os meses retornos positivos, maiores que o CDI ou o IPCA, e dos dois o maior. Essa ansiedade, usualmente, nos faz tomar decisões erradas e esquecer sobre o que faz a maior diferença nos investimentos.

Tempo no mercado supera tentar acertar a tendência de mercado. REUTERS/Brendan McDermid ORG XMIT: PPP - NYK507 - REUTERS

O objetivo de qualquer aplicador deve ser ganhar da inflação. Este ganho em excesso ao IPCA, deve ser planejado de forma a atingir seus objetivos e considerando seu perfil de investidor. No entanto, o problema não reside em buscar esta meta, mas em que prazo a medir.

A única forma de garantir que seu investimento promoverá retornos positivos é ter uma carteira apenas de títulos de renda fixa. Mas, mesmo isto não garante que no curto prazo eles sejam sempre positivos ou mesmo maior que os dois indexadores citados. Vou dar dois exemplos reais.

Por exemplo, considere que você é conservador e em sua carteira de renda fixa escolheu investir prioritariamente em títulos referenciados ao IPCA. Se sua carteira tem títulos rendendo IPCA+5,5% ao ano, possivelmente não se arrependerá no longo prazo.

Entretanto, esse mês de junho, sua carteira, se composta de títulos apenas com este retorno, vai perder do CDI.

O IPCA que remunera estes títulos no mês de junho é de 0,47%. Portanto, o retorno resultante de sua carteira no mês de junho será de apenas 89% do CDI.

Veja agora um exemplo de maior prazo. Se você investiu em títulos do tesouro em 2020, eventualmente, pode estar desolado com relação a sua escolha. Observe o exemplo real abaixo.

A figura mostra um investimento em abril de 2020 de R$ 109,69 em um título do Tesouro Direto a uma taxa de IPCA + 4,52% ao ano com vencimento em 2045.

Extrato de investimento no Tesouro Direto em abril de 2020. Resultado de um investimento no título Tesouro IPCA 2045 depois de 2 anos
Extrato de investimento no Tesouro Direto em abril de 2020. Resultado de um investimento no título Tesouro IPCA 2045 depois de 2 anos - Tesouro Direto

No prazo de investimento, ou seja, em 25 anos esta aplicação vai se valorizar, com certeza, acima da inflação e, possivelmente, mais que o CDI.

Entretanto, depois de 2 anos, este investimento ainda se mostra negativo. Isso mesmo, você não só teria perdido do CDI e do IPCA nos dois primeiros anos, como também estaria perdendo R$ 2,62 de seu investimento inicial.

Esse é um exemplo do efeito da marcação a mercado de títulos de renda fixa.

Esta aplicação poderia ter sido feita por um investidor assustado com as quedas do mercado de ações nos meses de fevereiro e março de 2020, no início da pandemia. Olhando para o CDI, que perdia do IPCA naquele momento, o investidor poderia ter optado por sair do mercado e ganhar um juro real (acima do IPCA) significativo para aquele momento.

Atualmente, vivenciamos alta de taxas de juros e forte volatilidade dos mercados. Nestes momentos, o retorno observado no curto prazo provoca ansiedade e dúvida sobre o que fazer.

Se você acompanha o mercado, sabe que sempre tem algum investimento que está ou esteve apresentando melhor retorno no curto prazo. E tendemos a querer persegui-lo.

Por exemplo, queremos sair da renda fixa e ir para o mercado de ações, quando este está em alta ou já subiu bastante, e fazer o movimento contrário, quando a bolsa já caiu, como agora.

Perseguir os movimentos do mercado pode levar a decisões erradas, pois quando você observar que um investimento está ou foi bom, pode já ser tarde demais.

Há uma frase continuamente dita no mercado financeiro, que me foi lembrada nesta quinta-feira pelo amigo Leonardo B.: "time in the market beats timing the market" (tempo no mercado supera tentar acertar a tendência de mercado).

Não quer dizer que você precisa se agarrar a uma posição perdedora. O portfólio deve ser continuamente avaliado frente ao cenário. Algumas vezes, mudanças são necessárias. Entretanto, é preciso avaliar se você não está sendo levado pelo humor do mercado.

Quando perguntado sobre o que teria feito diferente, Warren Buffett disse: teria começado antes. Ele sabe bem como o tempo é um dos maiores aliados nos investimentos. Mais de noventa porcento de sua fortuna foi construída depois dos 65 anos de idade, ou seja, mais de 45 anos após começar a investir.

Assim, ao avaliar seu portfólio, cuidado para não estar se deixando levar pelo humor e volatilidade do mercado. Procure entender se o investimento tem capacidade de gerar bons retornos no longo prazo. O tempo pode ser o melhor aliado para que este investimento produza efeitos necessários para você atingir seus objetivos.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.)

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.