De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Entenda por que saber vender é mais importante do que comprar ações

O principal desafio na negociação com ações não é o de saber comprar bem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Investidores iniciantes e até alguns de nível intermediário se preocupam muito com a pergunta errada quando pensam em negociar ações. A maioria se pergunta: está na hora de comprar esta ação? Sem dúvida, comprar bem uma ação é condição necessária para se ganhar dinheiro no mercado financeiro. Mas, não é condição suficiente. Explico abaixo qual a pergunta certa a se fazer quando você avalia uma empresa.

O principal desafio na negociação com ações não é saber comprar bem. REUTERS/Brendan McDermid ORG XMIT: PPP - NYK508 - REUTERS

O Ibovespa sobe neste ano 4,28%, até o dia 08 de junho. Apesar de esta valorização ser inferior ao CDI, muitos argumentariam que investidores não deveriam se preocupar, pois ela é positiva.

No entanto, não se engane. Vários investidores amargam grandes perdas no ano. Mais da metade das ações que formam o Ibovespa estão negativas neste primeiro semestre.

Os extremos de oscilação no ano são entre 60% de valorização (Cielo) a 60% de desvalorização (Banco Inter).

Aqueles investidores na parte superior do intervalo acima de oscilação podem estar felizes hoje, mas eles enfrentam a mesma falha que aqueles da ponta inferior de oscilação.

A maioria não sabe qual a pergunta fundamental.

Vou ilustrar isso com um exemplo. A ação da Magazine Luíza já esteve na ponta superior até o ano passado.

Quem investiu em suas ações em qualquer momento desde meados de 2018 até meados de 2020 poderia afirmar que comprou bem. Para muitos, esta já é a única condição de se ter lucro. Seria de se supor que o lucro estava garantido para estes investidores. Mas, isto não é verdade.

Comprar bem não é condição suficiente para você ter lucro.

Todos aqueles investidores, se não souberam vender, estão amargando prejuízo. A ação negocia hoje com preço inferior ao do primeiro semestre de 2018.

Saber vender é mais importante que saber comprar.

A pergunta básica que você deveria fazer antes de comprar uma ação é: a qual preço eu deveria vender esta ação?

Também, depois de comprar a ação, a todos os instantes você deveria se fazer a mesma pergunta.

Ingenuamente, você pode achar que esta pergunta não é importante, pois acredita que uma ação se compra para a vida toda. Nem mesmo o portfólio de Warren Buffett é assim.

Do portfólio de ações negociadas em bolsa de Buffett, várias já foram trocadas. A maior posição da carteira de Buffett, as ações da Apple, começou a ser montada em 2016. No mesmo ano, ele investiu em várias empresas do setor de aviação, mas já vendeu todas em 2020.

Se você sabe responder à questão fundamental de a qual preço vender, automaticamente, a pergunta tradicional se a ação está barata está respondida. Adicionalmente, vai ter uma estratégia para saber o que fazer logo depois de comprar.

Uma ação pode ser uma boa compra, pois tem um potencial de subir 10% em um mês, ou de 40% em um ano, mas se você não souber qual o momento de vender e a qual preço, todo seu lucro pode se transformar em prejuízo. Uma estratégia que te responda quando vender é essencial.

Talvez você tenha comprado bem, considerando um determinado cenário. Entretanto, se este cenário mudou, é possível que o preço que você deveria vender seja agora inferior ao preço de aquisição. Neste caso, não há razão de se manter o ativo.

Possivelmente, há outras ações com maior potencial no novo cenário e a mudança pode trazer mais lucro. Permanecer com a ação só porque não deseja "realizar um prejuízo" é uma péssima decisão de investimento.

A razão de grande parte dos investidores perder dinheiro e se frustrar com o mercado de ações não é o fato de errar na compra, mas o de não saber vender. De duas uma, ou não sabem vender quando têm lucro, pois acham que vão ganhar mais, ou não reconhecem que têm de vender com perda, pois ficam esperando recuperar o prejuízo.

Para saber quando comprar e, principalmente quando vender, é necessário ter uma estratégia de investimento que o direcione.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.)

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.