De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu inss

O que deve ocorrer com seus custos na aposentadoria?

O planejamento inadequado leva à redução obrigatória de seus custos na aposentadoria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Seus custos na aposentadoria devem subir ou cair? Quando recebem esta pergunta, a maioria responde que as despesas mensais são menores durante a aposentadoria. A lógica inicial para esta interpretação é que na aposentadoria, o custo com filhos, usualmente, seria eliminado e você teria uma vida mais frugal. De fato, a despesa com filhos, costuma, ser eliminada na aposentadoria, mas outras se elevam.

A falta de planejamento leva a uma redução obrigatória dos custos na aposentadoria. REUTERS/Brendan McDermid ORG XMIT: PPP - NYK516 - REUTERS

Muitos planejadores financeiros argumentam que os custos durante a aposentadoria cairiam para 80% ou até 70% das despesas normais durante a vida ativa. Muitas vezes justificam que você teria uma vida mais frugal.

Não acredito nesta queda natural ou opção pela frugalidade. Na maioria das vezes o custo cai por necessidade e não pode desejo.

A queda forçada ocorre, pois, usualmente, a renda daqueles que se aposentam cai. A razão para a queda de renda você já sabe, mas adia sua solução.

Ela reside em um planejamento errado de custo menor, ou mesmo não ter realizado qualquer planejamento. Assim, na aposentadoria, sua renda cai e você é obrigado a baixar seu padrão de vida.

É possível elencar vários custos que se elevam quando você atinge a maturidade. Despesas com saúde são os candidatos naturais.

Gastos com plano de saúde, com remédios e despesas relacionadas já seriam suficientes para cobrir as despesas atuais com seu filho.

Para reduzir esta despesa com saúde no futuro, o melhor caminho é investir em sua saúde hoje.

No entanto, esta pode até nem ser sua maior fonte de gastos.

Um dos maiores vilões quando você atinge a aposentadoria é algo que você tem pouco hoje: tempo.

Você provavelmente já ouviu o ditado: tempo é dinheiro.

Atualmente, você mal acorda e sabe que tem de correr para o trabalho. No trabalho, passa entre 8 a 10 horas. Adicionalmente, perde entre 1 a 2 horas diárias no deslocamento entre o trabalho e a residência. Quando chega em casa, cansado, a disposição para sair e gastar, usualmente, é baixa.

Logo, apenas no fim de semana sobra tempo para gastar.

Pesquisas mostram que as vendas médias no comércio sobem até 40% nos fins de semana.

Agora imagine se todos os seus dias fossem sábado. Isso é o que pode ocorrer durante sua aposentadoria. Com mais tempo, seu volume de gastos pode se elevar significativamente.

Também existe solução para isso. Planejar a aposentadoria envolve planejar não só sua renda, mas também uma atividade que preencha a lacuna de tempo livre.

Com o tempo tomado, seus custos na aposentadoria podem até permanecer iguais aos de hoje. Mas, não se iluda projetando custos menores.

O ponto principal é planejar tudo o quanto antes. Pois o tempo só é seu aliado antes de você se aposentar. Assim, não perca tempo, comece hoje a construção de um plano para sua aposentadoria.

Quatro lições de hoje:

1 – Despesas mensais não caem na aposentadoria;

2 – Planeje sua aposentadoria para que seu custo não precise cair forçosamente por uma renda menor;

3 – Saúde pode ser um dos maiores gastos na aposentadoria. Portanto, se você cuidar agora dela, pode economizar no futuro;

4 – Tempo livre pode ser um dos maiores vilões na aposentadoria. Assim, programe alguma atividade rotineira que preencha esta lacuna, evitando que ela seja coberta com despesas.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.)

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.