De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Empreender é melhor que investir em ações?

A decisão entre empreender ou investir em ações deve considerar três critérios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Frequentemente, recebo questionamentos de investidores sobre se devem montar um negócio ou comprar determinadas franquias. Durante a discussão, eles sempre me questionam se, alternativamente, seria melhor investir em ações na bolsa de valores. Muitos criticam essa comparação, mas ela merece atenção e deve fazer parte da discussão de todos, pois em ambos os casos você é o dono do negócio.

A decisão entre empreender ou investir em ações deve considerar três critérios. REUTERS/Brendan McDermid ORG XMIT: MEX - REUTERS

Empreender é o sonho de muitos. Também, é possível dizer que é o pesadelo de vários.

Há três fatores que são importantes na comparação: risco do negócio, retorno potencial e comprometimento.

Vamos começar com o risco.

Ter um negócio próprio é um sonho, pois quando temos a ideia, imaginamos e colocamos na planilha os números que desejamos que o negócio atinja. Usualmente, desconsideramos as dificuldades que ocorrem ao longo do caminho.

Apesar de ter caído, é de pleno conhecimento que a taxa de mortalidade de pequenas empresas é enorme. Segundo dados do Sebrae, cerca de 20%, ou seja, 1 em cada 5 pequenas empresas fecham as portas em 5 anos.

Esse é o número de empresas que encerram as operações no curto prazo.

Não diz sobre a magnitude das perdas que estes e os outros 80% eventualmente tiveram.

Fechar as portas pode significar você perder todo o capital e ainda ficar endividado.

Assim como, o fato de as outras 80% das empresas continuarem operando, não significa que estejam lucrando.

Essa introdução é importante para relativizar o risco com o investimento no mercado de ações.

As empresas que chegaram a emitir ações em bolsa são aquelas que venceram a arrebentação. Elas estão em outro estágio de maturidade.

Portanto, por mais volátil que o mercado financeiro pareça, os resultados destas empresas, na média, são muito mais estáveis que a média dos resultados de pequenas empresas.

Não confunda a volatilidade de preço das ações na bolsa com a estabilidade nos resultados. O fato da ação de uma empresa pequena de sua propriedade não ser negociada, dá uma falsa sensação de que ele possa ser menos arriscado, mas o risco se encontra na volatilidade da receita e lucro.

Nunca ninguém perdeu todo capital investido por aplicar em um índice de dividendos como o IDIV ou no próprio Ibovespa. Nenhum índice de ações vai a zero. No entanto, você pode perder tudo em um negócio próprio.

Logo, o risco das empresas listadas em bolsa é significativamente menor.

Você provavelmente já ouviu o ditado sobre retorno e risco: quanto maior o risco, maior o potencial de retorno.

Aqui não é diferente. Uma empresa pequena tem mais risco, mas, usualmente, possui maior potencial de retorno. Digo usualmente, pois nem sempre é verdade.

Há empresas no mercado que se você avaliar a relação entre retorno e risco, pode chegar à conclusão de que é melhor comprar suas ações em bolsa do que montar uma loja similar ou comprar uma franquia dela.

Assim, a decisão entre empreender ou investir em ações está também relacionada ao perfil de risco e objetivo de retorno que o investidor possui

Por último, há de se considerar o comprometimento.

No negócio próprio, você coloca seu tempo e esforço. Portanto, ele deve te remunerar por isso, ou seja, você também é um "empregado" de seu negócio e ganha o salário de CEO, ou pelo menos deveria.

Já quando decide por investir em ações, você não atua no negócio. Portanto, não tem nenhuma das dificuldades, preocupações e estresses naturais que qualquer empresário possui.

Funciona como se em seu negócio você contratasse um grupo de diretores que fizesse tudo. Obviamente, essa diretoria seria remunerada e essa remuneração reduziria seu ganho, mas te tira o trabalho.

Assim, enquanto no investimento em ações, não há comprometimento de seu trabalho, um negócio próprio exige sua atenção em tempo integral.

Portanto, a escolha depende de seu perfil de risco, demanda de retorno potencial e desejo de se comprometer.

Em qualquer caso escolhido, a avaliação do retorno deve ser sempre realizada em horizontes de investimento de mais de cinco anos.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.)

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.