De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu juros Selic

Tesouro direto peca no simulador para atrair investidores

Simulador do site do Tesouro Direto induz investidores a decisões de investimentos equivocadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Constantemente, pesquiso pelos sites de instituições para buscar novidades e testar suas funcionalidades. Neste fim de semana, me decepcionei quando tentei usar o simulador de investimentos da plataforma do Tesouro Direto. A padronização dos parâmetros na simulação induz indivíduos a decisões de investimentos equivocadas.

Site do Tesouro Direto induz investidores a decisões de investimentos equivocadas. (foto: Rafael Hupsel/Folha Imagem, DINHEIRO) - Rafael Hupsel/Folhapress

A plataforma do Tesouro Direto é uma excelente iniciativa da B3 em conjunto com o Tesouro Nacional para permitir o acesso das pessoas físicas aos títulos públicos federais.

Além do objetivo acima, outro descrito na plataforma é o de "promover a educação financeira dos brasileiros". Entretanto, no caso do simulador, este objetivo está falhando.

Acredito que não houve má-fé e intenção de enganar pequenos investidores com desconhecimento sobre a plataforma e o mercado financeiro. Mas, merece atenção e correção.

Vou abordar apenas um caso, mas o mesmo exemplo se estende aos outros títulos.

Suponha que um investidor pretenda simular o investimento no Tesouro Selic 2025 que remunera Selic + 0,0929% ao ano.

A falha ocorre em duas partes.

Primeiro, na estimativa de retorno das alternativas de investimento. É sabido que nas plataformas de corretoras, é possível o pequeno investidor aplicar com liquidez diária em CDBs, com garantia do FGC, com retorno de 100% do CDI ou mais. O CDI rende igual à Selic diária. O investidor que pretende aplicar por maior prazo, por exemplo, três anos, pode ter retornos de até 120% do CDI.

Entretanto, na plataforma do Tesouro Direto, o retorno padrão desse título é de 82% do CDI. Até mesmo nos grandes bancos é possível ter taxas de retorno maiores.

O mesmo ocorre com o retorno padrão de uma LCI apresentado pelo site do Tesouro. O retorno padrão desta seria de 74% do CDI, no site do Tesouro. Consultei em um dos dois maiores bancos nacionais, onde, supostamente, a taxa seria menor. Encontrei taxas de LCA e LCI acima de 90% para títulos com liquidez diária após 90 dias.

Se estes títulos fossem colocados com retorno adequado, a simulação do Tesouro Selic seria completamente diferente. Ele perderia feio ao contrário do que é apresentado como "retorno padrão" pelo Tesouro Direto.

A segunda falha está na forma de apresentar o retorno. É sabido que os títulos do Tesouro possuem uma taxa de custódia da B3 de 0,20% ao ano. Isso deveria ser subtraído do retorno do título. No caso dos fundos, CDB e LCI que são usados na comparação, o retorno já é líquido de taxas.

Entretanto, o mesmo padrão não é seguido pelo título do Tesouro Direto na simulação.

Esse efeito faz com que o retorno do título do Tesouro pareça, relativamente, ainda maior.

Com a taxa de custódia de 0,20% ao ano, matematicamente, um título que rende Selic + 0,0929% ao ano vai render, obviamente, menos que o CDI.

Portanto, todas as alternativas apresentadas no site, exceto a poupança, deveriam estar com retorno superior ao Tesouro Selic.

Alguém poderia se perguntar, que mal faz colocar estes retornos menores se o investidor pode ele mesmo ajustar?

Se um investidor fica sabendo que ele pode aplicar melhor, ele vai buscar onde isso pode ser encontrado. Entretanto, se aquele que deveria educar diz que o padrão é menor, faz com que o investidor se acomode e se contente com menos.

Espero que os responsáveis pela plataforma leiam este artigo e a corrijam para o bem da educação financeira do investidor brasileiro.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.)

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.