É Logo Ali

Para quem gosta de caminhar, trilhar, escalaminhar e bater perna por aí

É Logo Ali - Luiza Pastor
Luiza Pastor

Escolha seu caminho para o ponto mais alto da capital paulista

No Parque Estadual do Jaraguá tem trilha para todo perfil de visitante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se alguém quiser testar seus limites na cidade de São Paulo antes de se arriscar numa aventura rural, o Parque Estadual do Jaraguá é uma ótima pedida. Localizado a 23 quilômetros da Praça da Sé, centro da capital paulista, no bairro de Vila Chica Luiza, a poucos metros de uma aldeia indígena guarani, é servido por várias linhas de ônibus e a entrada é gratuita. E melhor: oferece uma infraestrutura de serviços bem razoável para o visitante, de bebedouros a banheiros, passando por barraquinhas de açaí, sorvete e água de coco na base do pico do Jaraguá, de 1.135 metros de altitude. Seja o leitor um canário de apartamento ou trilheiro raiz, um estímulo e tanto, vai.

Degraus de madeira em meio à mata atlântica do PE do Jaraguá
Escada de madeira na trilha do Pai Zé, no PE do Jaraguá - Luiza Pastor/Arquivo pessoal

O nome Jaraguá vem do tupi e significa "Senhor dos vales". E é todo o vale ao redor que se vê lá do alto, aos pés de duas antenas, compartilhadas pelas TVs Globo, Bandeirantes e Cultura. Dá até para subir ao pé das antenas, instaladas exatamente no pico, ponto oficialmente mais alto da cidade de São Paulo, mas sempre é bom avisar que a escadaria tem 242 degraus de concreto, sem sombra. No verão, um sol de rachar. No inverno, um vento de respeito. Vai encarar? Vale a tentativa.

Escada de acesso à antena do pico do Jaraguá - Pétala Lopes - 21.nov.12/Folhapress

Mas o mais charmoso do parque são suas trilhas, com diferentes graus de dificuldade. Com 491,98 hectares de área de preservação ambiental, é considerado desde 1994 Patrimônio da Humanidade pela Unesco por abrigar uma das últimas áreas de mata atlântica na região metropolitana. É frequente cruzar com quatis que passeiam tranquilamente pelos caminhos, alheios aos passantes e até posando para fotos, disputando os flashes com macacos-prego e tucanos. Mas, atenção: nada de alimentar os animais! E, por favor, segurem as crianças e adultos desavisados: tentar "fazer um carinho" num animal selvagem pode acabar no pronto-socorro.

Quati atravessa a trilha de pedras da trilha do Pai Zé, no PE do Jaraguá, em São Paulo
Quati atravessa a trilha do Pai Zé, no PE do Jaraguá, em São Paulo - Luiza Pastor/Arquivo pessoal

Voltemos às trilhas.

A mais concorrida, a Trilha do Pai Zé, é também classificada como a mais difícil. Com 3.600 metros de terreno irregular e íngreme, bem escorregadio depois de dias chuvosos, recebeu 500.030 visitantes em 2019, última estatística disponível antes do fim do mundo, digo, da pandemia do novo coronavírus, que fechou o parque ao público meses a fio. Apesar de exigir bastante das pernas e, em alguns casos, das mãos como apoio extra para evitar tombos (um bastão de caminhada é uma excelente ajuda em alguns trechos), é um caminho que segue praticamente todo à sombra da floresta densa e fresca. Para quem perder o fôlego, pedras não faltam pelo caminho para fazer uma pausa. Ah, e é de bom tom dar bom dia e boa tarde aos que cruzam nosso caminho. Mesmo que às vezes a falta de ar faça o cumprimento soar mais como um resmungo. Todos entendem, ligue não.

Homem se apoia em bastão para subir pelas pedras da trilha do Pai Zé no PE do Jaraguá
Em trechos da subida da trilha do Pai Zé, é conveniente contar com o apoio de um bastão da trilha do Pai Zé - Luiza Pastor/Arquivo pessoal

Mais facinhas são a Trilha do Silêncio, com pouco menos de 2 quilômetros e de pouca inclinação, e a Trilha da Bica, classificada como de dificuldade moderada, e que leva, como o nome indica, a uma bica de água fresquinha. Para quem vai de bicicleta, carro, ou não quer saber de sufoco, a Estrada Turística do Jaraguá oferece cerca de 4,6 quilômetros de asfalto até a base do pico. Ou seja: tem opção de passeio para todo perfil de visitante.

Trecho plano na Trilha da Bica do PE do Jaraguá
Trilha da Bica, no Parque Estadual do Jaraguá, oferece opção de caminho mais suave ao visitante - Fundação Florestal/Divulgação

"Nosso principal diferencial é a oportunidade de contato direto com a flora e fauna, o PE Jaraguá é um importante espaço para contemplação da natureza e uma excelente área para caminhada, prática de ciclismo e corrida", diz Gustavo Lopes do Espírito Santo, gestor da unidade. Por nada, não, mas ele tem toda a razão. Quem vamos?

Serviço

Horário de funcionamento: das 7h às 17h, de terça a domingo

Ingressos: entrada gratuita

Endereço - Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 , Vila Chica Luiza, São Paulo

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.