É Logo Ali

Para quem gosta de caminhar, trilhar, escalaminhar e bater perna por aí

É Logo Ali - Luiza Pastor
Luiza Pastor
Descrição de chapéu

À beira do rio Pinheiros, a cidade recupera espaço

Equipamentos e acessos vão sendo instalados e abrem lugar para lazer e esporte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para quem gosta de bater perna pela cidade de São Paulo, uma nova alternativa vai tomando forma ao lado da marginal de Pinheiros: o Parque Linear Bruno Covas. Por enquanto, apenas 8,2 quilômetros estão razoavelmente estruturados, dos pouco mais de 17 quilômetros que serão abertos no final da implantação do projeto orçado em R$ 58 milhões. Mas já é possível desfrutar razoavelmente tanto da ciclovia quanto da pista para caminhada e corrida que a margeia na maior parte de sua extensão, esta coberta de cascalho.

Vista da ponte Estaiada a partir da pista do Parque Linear Bruno Covas
Pistas do Parque Linear Bruno Covas e da ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, vistas do Mirante Flutuante - Luiza Pastor/Arquivo pessoal

Na última terça-feira (28), o blog foi até o parque conferir o anúncio da abertura do Mirante e da Passarela Flutuante, bem como as estruturas (quiosques, estação de ginásticas e play ground) já montadas no local. A Passarela, que liga as ciclovias das duas margens, estava lá, mas a seção central ainda não foi colocada, impedindo o cruzamento, que tem previsão de funcionar para valer a partir de 15 de julho próximo. Já o Mirante estava disponível, e convidativo para uma foto com a ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira compondo a paisagem. Coisa digna de muitos likes em redes sociais, com certeza.

A convivência entre ciclistas e caminhantes ou corredores, em um dia de semana, até que é tranquila. Mas ela pode ser dificultada em fins de semana, quando a afluência de público é maior e as passagens por trechos mais estreitos de ambas trilhas se cruzam ou sobrepõem —como ao lado da usina da Traição, da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE). Todo cuidado é pouco, portanto, até porque, embora a cada poucos metros haja uma placa ostensivamente alertando para a velocidade máxima de 20 km/h na ciclovia, nem sempre o limite é levado muito a sério.

Pista de corrida e caminhadas no Parque Linear Bruno Covas
Pista de corrida e caminhadas no Parque Linear Bruno Covas - Luiza Pastor/Arquivo pessoal

De três instalações de banheiros já montadas no trecho percorrido, apenas uma podia ser utilizada, a 2,5 quilômetros do acesso da ponte Laguna, por onde entramos, e a quase 6 quilômetros da saída mais próxima, na altura da ponte Cidade Jardim. Os outros dois postos nesse trecho estavam inoperantes, assim como os bebedouros. Mas a assessoria explicou que tanto esses serviços como os Centros de Convivência e apoio estarão plenamente disponíveis a partir desta sexta-feira (1).

Como chega lá?

A questão dos acessos ainda é um problema para quem vai correr ou caminhar, e mais ainda para quem quiser levar crianças para desfrutarem do Espaço Kids e do Espaço Zen já implantados —mas que ficam a distância considerável das entradas disponíveis. Atualmente, a área oficialmente liberada do parque só é acessada ou pela ponte Laguna ou pela ponte Cidade Jardim. Outra ponte metálica está sendo finalizada e vai permitir o acesso à administração do Parque Global, na margem oeste da pista, sobre a marginal, também a partir de 15 de julho, segundo a assessoria.

Roberto Carreira, estudante de Direito e corredor
Roberto Carreira, estudante de Direito e corredor - Arquivo pessoal

"A primeira vez que fui correr no parque, foi justamente para conhecer algo longe de minha casa, no Alto de Pinheiros", conta o assistente jurídico e estudante de Direito Roberto Carreira, 43, "paulistano da Mooca", que costuma caminhar e correr todos os dias antes das 6h. "Senti falta de mais acessos, e da infraestrutura de bebedouros e banheiros, porque quem vai percorrer quase 9 quilômetros, se não levar água, fica sem opção e não tem saídas no percurso", continua. Mas ele elogia a presença de policiamento nos acessos, "que dá uma boa sensação de segurança" e, principalmente, a visão alternativa da cidade: "É um parque sensacional, porque além de ser amigável por não ter subidas ou descidas agressivas, ainda mostra um lado da cidade que não vemos normalmente", garante.

Essa visão alternativa é justamente o que destaca o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo, Fernando Chucre como grande diferencial do Bruno Covas. "Vamos ter ainda vários acessos, mas a infraestrutura ainda está em implantação e vai sendo oferecida ao público por fases", explica. Ele ressalta que o conceito de parques lineares "é uma grande oportunidade que oferecemos de trazer a população de volta às margens de seus rios, em paralelo com o processo de despoluição do rio Pinheiros".

Ah, sim, não é pouca coisa poder afirmar: em plena manhã de sol, o rio não cheirava mal. Não que chegasse a parecer assim um Tâmisa, o rio que corta Londres e que teve a qualidade de sua recuperação certificada em 2021, com a constatação de que cerca de 115 espécies de peixes, incluindo enguias, tubarões e até focas já se esbaldam em suas águas geladas. Mas, a julgar pelas garças e quero-queros que flanavam ao sol pelas margens, talvez o paulistano possa ter esperança de, finalmente, respirar aliviado à beira de suas tão maltratadas águas, das quais, desde 2019, o projeto Novo Rio Pinheiros informa já ter retirado mais de 71,1 mil toneladas de lixo e 732 mil metros cúbicos de sedimentos do fundo do rio. A cidade, penhorada, agradece —​e torce para que venha mais e melhor.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.