Frederico Vasconcelos

Interesse Público

Frederico Vasconcelos - Frederico Vasconcelos
Frederico Vasconcelos
Descrição de chapéu Folhajus

Bispo proíbe paróquia de receber bens de madeireira e mineradora

Dom José Ionilton segue o Papa Francisco, que o nomeou para Itacoatiara (AM)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O bispo de Itacoatiara (AM), Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira (SDV), decretou, por tempo indeterminado, que as paróquias, comunidades, pastorais e movimentos da prelazia não receberão "recursos financeiros, em moeda ou outros bens, de políticos, de madeireiras, de empresas de mineração, de exploração de petróleo e gás, que contribuem para o desmatamento e a expulsão de suas terras dos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pequenos agricultores".

Bispo emite decreto que veda auxílio de madeireiras e mineradoras
Decreto que veda o recebimento de recursos de políticos e empresas que contribuem para o desmatamento e expulsão de terras dos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pequenos agricultores - Prelazia de Itacoatiara/Divulgação

Os padres, párocos, vigários e administradores das 13 paróquias devem entregar cópia do decreto aos coordenadores e postar o documento nas redes sociais.

O bispo levou em consideração a afirmação do Papa Francisco de que "não podemos excluir que membros da Igreja também tenham feito parte das redes de corrupção, por vezes chegando ao ponto de aceitar manter silêncio em troca de ajudas econômicas para as obras eclesiais".

O decreto cita orientação do Papa, que recomenda "prestar uma atenção especial à procedência de doações ou outros tipos de benefício".

Dom José Ionilton formou-se em Filosofia em 1991 (Escola Teológica do Mosteiro de São Bento), fez convalidação do Curso de Teologia na Universidade Católica de Salvador, em 2015.

Professou seus votos na Sociedade das Divinas Vocações (SDV) em 1990, foi ordenado padre dois anos depois na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso, em Araci.

Foi nomeado prelado para Itacoatiara pelo Papa Francisco em 2017.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.