Frederico Vasconcelos

Interesse Público

Frederico Vasconcelos - Frederico Vasconcelos
Frederico Vasconcelos
Descrição de chapéu Folhajus

Militar bolsonarista lança livro na sede do STJ

Assessor de Humberto Martins, general Ajax Pinheiro auxiliou Toffoli no STF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na próxima quinta-feira (4), o STJ (Superior Tribunal de Justiça) abre as portas para o lançamento do livro "No olho do furacão: de El Salvador ao Haiti, memórias de um Boina Azul", obra do general de Divisão da reserva Ajax Porto Pinheiro.

Em 2020, o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, assinou portaria nomeando Pinheiro assessor técnico no gabinete do secretário-geral do Tribunal da Cidadania.

O lançamento do livro do general ocorre quando o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral são alvo de provocações de grupos bolsonaristas --fardados ou não-- que questionam as urnas eletrônicas.

Militar do grupo bolsonarista lança livro no STJ
Capa do livro "No Olho do Furacão". Nos destaques, os generais reformados Augusto Heleno e o autor da obra, Ajax Porto Pinheiro - STJ/Exército Brasileiro/Folhapress/Reprodução e Divulgação

Pinheiro substituiu no Supremo o general reformado Fenando Azevedo, quando o então assessor do presidente Dias Toffoli assumiu o cargo de ministro da Defesa do governo Bolsonaro.

Toffoli abriu as portas do STF aos militares.

O ex-ministro da Justiça José Carlos Dias considerou a escolha "uma má ideia" de Toffoli. "O Supremo jamais precisou de uma assessoria militar. A escolha fica mal para o STF, pois é absolutamente desnecessária", afirmou Dias, em reportagem da Folha.

Azevedo teria sido indicado a Toffoli pelo então comandante do Exército, general Villas Bôas.

Na véspera do julgamento do habeas corpus impetrado pelo ex-presidente Lula, Villas Bôas escreveu em rede social que o Exército está ainda "atento às suas missões institucionais".

Solitário, o então decano do STF, ministro Celso de Mello, criticou as "intervenções pretorianas" do general, tidas como pressão do Exército sobre o Supremo.

Editorial da Folha, sob o título "Imprudências Fardadas", advertiu na ocasião que "às Forças Armadas, bem como às demais organizações do Estado, cumpre acatar as decisões soberanas das cortes e das urnas".

Segundo o portal G1 informou na época, Ajax Pinheiro também foi indicado para substituir Azevedo por Villas Bôas, a pedido de Toffoli.

Azevedo e Pinheiro são oriundos do mesmo grupo –ex-integrantes da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti. Eles se reuniam antes da eleição de Bolsonaro em torno do general Augusto Heleno, que comandou a missão no Haiti.

"Militares na política produzem anarquia", afirmou Elio Gaspari, em título de artigo publicado na Folha. Eis o que o pesquisador dos governos militares disse a respeito da escolha de Toffoli:

"Houve um tempo em que se sabia o nome dos ministros da Educação e da Saúde. Depois, as pessoas tiveram que aprender a composição do Supremo Tribunal Federal e conheceram também a péssima opinião que alguns deles têm de seus colegas. Agora começa-se a aprender nome de generais. Há o Villas Bôas, o Mourão e o Augusto Heleno e o presidente do Supremo Tribunal levou um quatro-estrelas da reserva para sua assessoria. Mau sinal".

No final da gestão no TSE, Toffoli criou uma medalha entregue a autoridades em cerimônia com os Dragões da Independência.

O general Aurélio de Lyra Tavares, ministro do Exército na ditadura militar, um dos signatários do AI-5, foi eleito em 1970 para a Academia Brasileira de Letras. Sua bibliografia inclui trabalhos dedicados à história do Exército e à segurança nacional.

Lyra Tavares foi diretor de revista literária da escola militar, e assinava seus versos sob pseudônimo de Adelita.

O STJ informa que o livro de Ajax Pinheiro, "redigido em linguagem acessível para civis e militares de todos os níveis, mostra o cotidiano dos soldados brasileiros e de outras nações, chamados de Boinas Azuis da Organização das Nações Unidas (ONU), no esforço de manter a paz e a ordem em situações de extrema gravidade.

Ainda segundo o STJ, "a obra, escrita do ponto de vista de um oficial brasileiro, também apresenta o papel das Forças Armadas Brasileiras no comando das operações de missões de paz, e mostra como os soldados Boinas Azuis podem ajudar a reconstruir uma nação e restabelecer uma paz duradoura."

O lançamento do livro de Ajax Pinheiro no STJ sugere um ato político. No mínimo, é tão inusual quanto seria o lançamento de uma obra de ministro da corte numa unidade militar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.