Frederico Vasconcelos

Interesse Público

Frederico Vasconcelos - Frederico Vasconcelos
Frederico Vasconcelos
Descrição de chapéu Folhajus

Presidente da OAB-MG sugeriu advogados antes da votação secreta

"Indicação para o novo tribunal foi transparente", diz Sérgio Leonardo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente da OAB de Minas Gerais, Sérgio Leonardo, enviou a conselheiros no último domingo (24) duas listas com nomes de advogados que gostaria de ver incluídos na votação secreta para escolha, na segunda-feira (25), dos candidatos da advocacia para o novo Tribunal Regional Federal em Belo Horizonte (TRF-6).

Os nomes sugeridos por Leonardo foram indicados nas duas listas sêxtuplas.(*)

"Eu fui transparente. Foi um diálogo aberto para fazer uma construção coletiva", disse o presidente da seccional mineira da OAB. Ele diz que, nos últimos dias, os grupos se reuniram para trocar informações.

Presidente da OAB-MG indicou nomes de advogados para o TRF-6 na véspera da votação secreta
Advogado Sérgio Leonardo, presidente da seccional mineira da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-MG/Divulgação

A OAB-MG noticiou que "a Seccional Mineira se tornou pioneira na eleição de lista sêxtupla do quinto constitucional, ao escolher os candidatos da advocacia para o TRF-6, respeitando os critérios de paridade de gênero e cota racial".

Leonardo pediu aos conselheiros que mantivessem a mensagem reservada, "a fim de nos preservarmos e evitarmos qualquer uso ou interpretação inadequada ou equivocada da nossa comunicação, cujo objetivo é apenas de fortalecer a unidade do grupo, que foi eleito em conjunto dentro de uma mesma chapa e tem compromisso com um projeto de gestão escolhido pela advocacia mineira".

A assessoria da OAB-MG diz que a mensagem revela a "preferência pessoal do presidente, e os conselheiros tinham autonomia para votar".

As duas listas sugeridas pelo presidente tinham a finalidade de assegurar que todos os nomes indicados fossem escolhidos nas duas votações (vide abaixo). A mensagem foi considerada, reservadamente, um jogo de cartas marcadas, em prejuízo dos que não estavam nas listas.

Em seu site, a OAB-MG informa que "pela primeira vez na OAB Minas a votação ocorreu de forma online, garantindo lisura e agilidade ao processo, que teve a participação de 148 conselheiros."

"Durante a reunião, 25 advogadas e advogados puderam expor seus currículos, discutir a importância do quinto constitucional e a representatividade da advocacia no judiciário e no novo tribunal".

São reservadas duas vagas para a OAB no TRF-6. O Conselho Seccional indica seis nomes para cada lista que será enviada ao STJ. No próximo dia 1º de agosto, o STJ definirá as duas listas tríplices.

Eis trechos da mensagem enviada por Sérgio Leonardo:

Amanhã temos uma importante deliberação a tomar e preciso muito do seu apoio para o consenso possível que estou construindo dentro do conselho, a fim de atender o máximo possível de interesses legítimos de pessoas que nos apoiaram, nos ajudaram nas eleições, estão nos ajudando na gestão e poderão continuar contribuindo para a advocacia e a OAB/MG.

Como um dos pilares na nossa gestão é a inclusão, gostaria muito que pudéssemos contemplar 12 colegas nas listas do TRF-6. Tenho convicção que desta forma é possível compatibilizar os nomes da preferência de cada conselheiro(a) com os nomes que irei sugerir, respaldado pela Diretoria da OAB, pela Presidência da CAA e pelo Conselho Federal.

(...)

Todos os colegas acima preenchem as condições. Há colegas vinculados a gestões anteriores, o que mostra que estamos de portas abertas e não fazemos perseguições. Cada um destes nomes está aí por uma razão relevante e legítima. É fundamental votarmos de forma sintonizada para que todos sejam incluídos, por isso a ideia de Lista A para a primeira votação e Lista B para a segunda votação. [grifo do blog]

Há algum colega que você gostaria de votar que não está contemplado nestas listas acima? Você teria restrição a algum dos nomes sugeridos? Posso contar com você nesta missão?

Ótimo fim de semana! Até segunda!

Abração, SL.

(*)

Foram indicados para as Listas Sêxtuplas do TRF-6

Edital 02/2022

Flávio Boson Gambogi; Alessandra Machado Brandão Teixeira; Vera Lúcia Kátia Sabino Gomes; Luciano de Araújo Ferraz; Cláudio Gonçalves Marques e Letícia Domingues Costa Braga

Edital 03/2022

Luciana Diniz Nepomuceno; Maria Juliana Fonseca Bernardes; Sylvio Moreira de Oliveira; Gregore Moreira de Moura; Alexander Barroso Siqueira Neto e Vera Lúcia Kátia Sabino Gomes

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.