Gatices

Para além dos bigodes, miados e ronronados =^.^=

Clube Brasileiro do Gato retoma exposição neste fim de semana em São Paulo

Evento reúne 205 felinos e exige comprovante de vacinação contra a Covid na entrada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dois gatos da raça russian blue estão deitados em uma almofada; eles têm a pelagem cinza-azulada e os olhos verdes
Gatos da raça russian blue, que estará no evento em São Paulo - Instagram/xafiandauri
São Paulo

Sem promover eventos desde março de 2020, por causa da pandemia da Covid-19, o CBG (Clube Brasileiro do Gato) volta com o calendário de exposições neste fim de semana.

Neste sábado (11) e neste domingo (12), das 10h às 17h, 205 gatos vão ocupar o salão do Tênis Clube Paulista, na Aclimação, bairro da zona sul de São Paulo.

A novidade desta edição será um casal da raça russian blue, que tem como características a pelagem cinza-azulada e os olhos de diferentes tons de verde.

Também estarão presentes gatos peterbald —também de origem russa, mas que assim como o sphinx não têm pelos—, neva masquerade, burmês, persa, maine coon, SRD (sem raça definida), entre outros.

A entrada é gratuita, mas a doação de uma lata ou um pacote de leite em pó é bem-vinda –o alimento será destinado à Casa Hope, organização que oferece apoio a crianças com câncer.

A mesma quantidade de leite arrecadada será doada em ração pela marca PremieR pet para as ONGs Catland e Confraria dos Miados e Latidos, que resgatam gatinhos abandonados.

Será exigido o comprovante de vacinação contra o coronavírus para entrar no evento. O CBG não permite a entrada de animais não inscritos na exposição nem promove venda de pets no local.

Juízes de outros países e do Brasil vão avaliar os gatos em diferentes categorias, considerando raça e faixa etária —todos os animais presentes participam de uma competição. Os campeões somam pontos no ranking nacional e podem representar o país no Fifé World Show, maior concurso de felinos do mundo.

Gerson Alves Pereira, presidente do CBG, conta que durante esse hiato de um ano e nove meses os membros da associação não ficaram parados.

"Fizemos várias atividades online, como concurso de fotografia, cursos de genética e ligados ao manejo de gatos, e também sobre a saúde mental do criador, para que ele não se torne um acumulador, por exemplo", diz.

Na presidência do clube há 14 anos, Gerson é arquiteto e criador de persas e burmeses (introduziu esta raça na América Latina). Atualmente ele tem quatro gatos —três persas e um burmês.

Em setembro, o CBG lançou um documentário sobre o cinquentenário do clube, que será completado no mesmo mês de 2022.

Gerson Alves Pereira é um homem branco de cabelos e barba grisalhos; ele veste uma camisa xadrez azul e segura uma gata da raça burmês de cor creme
Gerson Alves Pereira, presidente do CBG, e Aurora, uma gata da raça burmês na cor lilac tortie - Arquivo Pessoal

"Decidimos lançar o vídeo em setembro de 2021 para iniciar todo o ano de comemorações. A ideia é que seja uma explosão de festividades quando chegar aos 50 anos", afirma.

No entanto, ele não revela quais serão os eventos. "É para não estragar a surpresa", brinca.

O filme já foi exibido para os sócios, mas ainda não está disponível para o público em geral. "Estamos avaliando a melhor ferramenta para divulgá-lo. Talvez seja pelo YouTube", diz.

198ª e 199ª edições da exposição do Clube Brasileiro do Gato
Quando: sábado (11) e domingo (12), das 10h às 17h
Onde: Tênis Clube Paulista - rua Gualachos, 285, Aclimação
Quanto: Grátis. Contribuição voluntária: uma lata de leite em pó
Mais informações: clubebrasileirodogato.com.br
É proibida a entrada de animais que não estejam inscritos no evento.

Siga o blog Gatices no Twitter, Instagram e Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.