Gatices

Para além dos bigodes, miados e ronronados =^.^=

Cannabis em gatos: veterinária explica como a planta pode ajudar os felinos

Produtos à base da erva podem tratar doença renal crônica, câncer e outras patologias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O gato Loki tem pelagem branca e preta; ele está agachado no chão e come um petisco na mão de seu dono
O gato Loki faz tratamento com cânabis medicinal para tratar hiperestesia felina - Bruno Santos - 12.dez.20/Folhapress
São Paulo

Produtos à base de Cannabis sativa, planta popularmente conhecida como maconha, têm sido usados na medicina para tratar diversas doenças em humanos, como esclerose múltipla e epilepsia.

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamentou o uso de medicamentos derivados da maconha e permitiu sua venda nas farmácias em 2019.

Para os animais, o Projeto de Lei 369/21 autorizou veterinários a prescreverem produtos à base de Cannabis sativa no ano passado.

Lia Nasi, veterinária especialista em felinos, explica que a cânabis medicinal tem sido uma opção de tratamento para patologias como doença renal crônica, cardiopatias e câncer.

No entanto, ela destaca que é preciso procurar um profissional habilitado. "É muito importante procurar um veterinário especialista em felinos e que tenha conhecimento para prescrição do óleo de Cannabis. São vários tipos e concentrações, além da particularidade da metabolização dos felinos, por isso a escolha correta do óleo impacta diretamente no resultado do tratamento", afirma.

"O veterinário prescritor deve ter conhecimento da planta, suas ações, como foi feito o óleo (tipos de cultivo e extrações) para realizar a escolha correta da medicina para cada caso. Saber a procedência do óleo de Cannabis é de suma importância", diz.

Leia o texto que a veterinária escreveu com exclusividade para o blog Gatices.

Cânabis medicinal e sua aplicabilidade em felinos

Por Lia Nasi

A cânabis medicinal está surgindo como uma excelente opção de tratamento dentro da medicina integrativa. Devido à sua gama de compostos (canabinoides, terpenos, flavonoides), conseguimos abranger várias doenças com sucesso, e sempre trazendo bem-estar ao animal.

A Cannabis atua no sistema endocanabiniide, um sistema pouco estudado, mas de extrema importância, pois realiza a homeostase de todo o organismo. É o sistema que regula todos os outros, trazendo de volta o equilíbrio celular.

Nosso corpo produz endocanabinoides, mas quando por algum motivo a produção é insuficiente, ocorrem as inflamações, degenerações, baixa de imunidade, desequilíbrios metabólicos, estresse oxidativo, entre outras coisas, e surgem as patologias. Podem ser agudas ou crônicas. E é aí que entra a terapia com cannabis medicinal, para auxiliar o corpo voltar a homeostase (equilíbrio).

A Cannabis terá a mesma ação dos endocanabinoides, pois atua nos mesmos receptores específicos. E por isso também tem uma ação tão ampla no organismo.

Algumas doenças que podem ser tratadas com Cannabis em felinos são:

Doenças inflamatórias e auto-imunes: doença inflamatória intestinal, complexo gengivite estomatite, granuloma eosinofilico, cistite idiopática, pancreatite, broncopatias, asma, hepatopatias,

Doenças neurológicas: disfunção cognitiva, epilepsias (podem ocorrer graus variados de resposta, mas geralmente com sucesso), encefalites (graus variados de resposta),

Doenças crônicas: doença articular degenerativa, doença renal crônica, rinossinusite/rinite crônicas, mucopolissacaridose,

Cardiopatias: miocardiopatia hipertrófica, hipertensão,

Doenças metabólicas: hiperlipidemias e diabetes, neuropatia diabética,

Neoplasias: linfoma de pequenas células, linfoma de grandes células, sarcomas, mastocitoma, carcinomas,

Distúrbios de comportamento: síndrome de pandora, hiperestesia,

Doenças virais: FeLV, FIV, PIF, nesses casos o óleo de Cannabis entra como adjuvante para manter o bem-estar e melhorar a imunidade; os resultados variam de acordo com o estágio da doença.

Também tem sido usada em pacientes terminais como tratamento paliativo, trazendo bem-estar e qualidade de vida nesse estágio final da doença. Além do uso em esquemas vacinais de pacientes imunocomprometidos e aqueles que já fazem uso do óleo e precisam passar por procedimentos cirúrgicos, o pós-cirúrgico é bem mais tranquilo e com menor necessidade de analgesia.

É muito importante procurar um veterinário especialista em felinos e que tenha conhecimento para prescrição do óleo de Cannabis. São vários tipos e concentrações, além da particularidade da metabolização dos felinos, por isso a escolha correta do óleo impacta diretamente no resultado do tratamento.

O veterinário prescritor deve ter conhecimento da planta, suas ações, como foi feito o óleo (tipos de cultivo e extrações) para realizar a escolha correta da medicina para cada caso. Saber a procedência do óleo de Cannabis é de suma importância.

O tratamento é totalmente individualizado, não há doses pré-estabelecidas, a clínica do animal que guiará a dosagem ideal para o pet.

O veterinário também deve estar ciente e explicar ao tutor dos possíveis efeitos colaterais, intoxicações, interações medicamentosas e contra-indicações.

É uma terapia muito promissora e natural, mas a escolha de um profissional qualificado é fundamental, por ser um tratamento novo.

Siga o blog Gatices no Twitter, Instagram e Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.