Gatices

Para além dos bigodes, miados e ronronados =^.^=

Dia Mundial do Gato: cinco curiosidades sobre felinos para comemorar a data

23% dos brasileiros que adotam gatos encontram eles nas ruas, segundo pesquisa da Mars Petcare

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ilustração mostra uma gata de três cores sentada em uma poltrona como se fosse um ser humano; ela lê um livro e, ao seu lado, está uma taça de leite
Ilustração: Catarina Pignato
São Paulo

Nesta quinta-feira (17) é o Dia Mundial do Gato. Para celebrar a data, o blog Gatices selecionou cinco curiosidades sobre o animal mais belo de todos.

O Dia Mundial do Gato é comemorado em 17 de fevereiro principalmente em países europeus. Outras datas também festejam a existência desse bicho incrível ao longo do ano: o Dia de Abraçar Seu Gato, em 4 de junho; o Dia Internacional do Gato, em 8 de agosto; o Dia Nacional do Gato (nos EUA), em 29 de outubro; o Dia Nacional do Gato Preto (nos EUA), em 17 de novembro.

Os Estados Unidos são o país com mais gatos
Os EUA são o país com mais gatos criados como pets: são 76,5 milhões de felinos morando em casas e apartamentos com seus tutores, segundo o site WorldAtlas. Em segundo lugar está a China, com 53 milhões, e, em terceiro, a Rússia, com 12.75 milhões. O Brasil ocupa uma honrosa quarta posição, com 12,5 milhões de bichanos. Em seguida vem a França, com 9,5 milhões. No entanto, os números referentes ao Brasil podem estar desatualizados, já que a pesquisa Radar Pet de 2020 mostrou que o país tem 30 milhões de gatos vivendo em lares. Neste caso, considerando que o resto da lista esteja correto, o Brasil passaria para a terceira colocação, subindo ao pódio com EUA e China.

23% dos brasileiros que adotam gatos encontram eles nas ruas
De acordo com uma pesquisa encomendada pela Mars Petcare com tutores brasileiros, 23% das pessoas que adotaram um felino encontraram o animal na rua e decidiram levá-lo para casa. Isso mesmo, gatos são irresistíveis a esse ponto. O levantamento também revela que 73% da população de gatos do Brasil é composta por SRD (sem raça definida, o famoso vira-lata). Eduardo Lima, diretor de marketing da empresa, diz que a pesquisa é realizada a cada dois ou três anos com cerca de 1.000 tutores de todas as regiões do país.

O primeiro gato de estimação viveu há 9.500 anos
Por muito tempo acreditou-se que os felinos foram domesticados no Antigo Egito, por volta de 2.000 anos a.C.. Porém, em 2004, o arqueólogo francês Jean-Denis Vigne encontrou um túmulo de gato com cerca de 9.500 anos em Chipre.

O gato é capaz de dar saltos de até 2 metros de altura
Um artigo de pesquisa publicado no Journal of Experimental Biology, em 2002, mostrou que a capacidade de saltar tão alto (tamanho maior do que quatro vezes o do corpo do felino, que gira em torno de 45 centímetros sem cauda) deve-se ao comprimento e à massa muscular de suas patas traseiras. Os bichanos formam o pulo com um agachamento profundo, levantam as patas dianteiras e estendem as traseiras de maneira bem rápida, alcançando assim facilmente o topo de uma estante.

Uma gata fez uma viagem espacial em 1963
Uma gatinha chamada Félicette se tornou o primeiro felino a viajar para o espaço em outubro de 1963. A bichinha fez parte do CNES (Centre national d’études spatiales), programa espacial francês. Ela voltou viva, mas foi sacrificada poucos meses depois do voo para que os cientistas pudessem analisar o resultado obtido com os eletrodos implantados no seu crânio.

Siga o blog Gatices no Twitter, Instagram e Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.