Gatices

Para além dos bigodes, miados e ronronados =^.^=

Vômito em gatos: especialista em felinos explica causas

Além da expulsão de bolas de pelos, fenômeno pode ser sinal de doenças hepáticas ou renais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma gata com pelagem nas cores amarelo, preto e branco está dentro de uma caixa de transporte preta, sendo que a parte de cima da caixa está aberta; a caixa está em cima de uma bancada de atendimento; ao lado da bancada é possível ver o troco e o braço de um profissional que faz o atendimento
Gata é atendida por veterinário em uma clínica na Líbia - Esam Omran - 19.jan.22/Reuters
São Paulo

O assunto não é dos mais agradáveis, mas todo tutor de gato deve ficar atento. Se o seu bichano costuma vomitar com muita frequência, é preciso levá-lo a uma consulta com um veterinário para que as causas sejam investigadas.

Archivaldo Reche Júnior, professor da FMVZ-USP (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo), especialista em felinos pelo American Board of Veterinary Practitioners e sócio da clínica Vetmasters e do hospital 4cats, diz que o fenômeno pode ocorrer apenas para expelir as bolas de pelos ingeridas durante o famoso banho de gato, quando o animal lambe o próprio corpo para fazer a higiene pessoal, mas também pode ser sinal de doenças graves.

"Os gatos vomitam, sim, com certa frequência —uma ou duas vezes por mês. Esses vômitos, na maior parte das vezes, ajudam o gato a eliminar bolas de pelos, que chamamos de tricobezoar [acúmulo de pelos não digeridos", explica.

No entanto, quando isso acontece muitas vezes, pode ser sintoma de inflamação intestinal, doenças hepáticas ou mesmo doença renal, ressalta Reche Júnior .

"O tutor deve se preocupar e buscar auxílio veterinário sempre que o vômito for frequente. Mesmo que o gato não demonstre sinais de estar doente, a causa desse vômito precisa ser investigada", observa.

Leia abaixo a entrevista com o especialista.

Muitos tutores de gatos acreditam que é normal os felinos vomitarem, isso é verdade?
Os gatos vomitam, sim, com certa frequência —uma ou duas vezes por mês. Esses vômitos, na maior parte das vezes, ajudam o gato a eliminar bolas de pelos, que chamamos de tricobezoar [acúmulo de pelos não digeridos].

Isso não significa que todos os gatos irão vomitar nessa frequência, muitos eliminam os pelos pelas fezes, portanto, não apresentarão vômitos ou vomitarão apenas esporadicamente. Os gatos ingerem pelos durante sua auto-higienização diária.

Além das bolas de pelos que se acumulam no estômago, quais são os outros motivos que levam os felinos a vomitar que não sejam sinais de doenças?
Os gatos também podem vomitar quando ingerem grama ou algum outro capim —esse vômito ocorre logo em seguida à ingestão da grama.

O gato não é um herbívoro, não tem necessidade de um cardápio verde na sua alimentação. Acreditamos que a procura da grama ou de outro tipo de planta esteja associada à provocação do vômito para eliminação do pelo.

O grande problema é que o gato não consegue discernir se a planta que está ingerindo é tóxica ou não. Portanto, recomendamos evitar deixar o gato ter acesso a plantas sabidamente tóxicas, como o lírio-da-paz. A ingestão do lírio pode causar danos irreversíveis aos rins do felino, levando até mesmo ao óbito em algumas situações.

Então, se o gato ingeriu uma planta e vomitou em seguida, não vamos considerar esse vômito um problema, desde que a planta ingerida não seja tóxica.

E quando o gato vomita logo depois de comer sua alimentação normal?
Os gatos mastigam menos de 30% do que comem. Eles ingerem os grãos da ração inteiros, por isso encontramos grãos não digeridos nos vômitos de gatos. Isso raramente está associado a comer muito rápido, como muitos tutores pensam.

O vômito ou regurgitação alimentar pode ocorrer nos casos de tentativa de eliminação dos tricobezoares ou em situações patológicas como inflamação intestinal ou doenças hepáticas ou mesmo doença renal. Existem outras causas, mas essas são as mais frequentes.

Todo gato com vômitos frequentes, seja de origem alimentar ou não, merece uma investigação diagnóstica.

É verdade que as cores do bolo que o felino expele significam problemas diferentes?
A cor do vômito pode ou não dar uma dica da causa do problema. O vômito amarelado (bile) nem sempre está associado a uma doença no fígado —isso pode acontecer, mas muitos gatos com vômito amarelado não têm doença hepática.

A presença de bile no vômito, que dá o aspecto amarelado, significa que houve refluxo de bile do duodeno para o estômago no ato do vômito, isso não quer dizer que haja algum problema no fígado.

Quando há sangue no vômito, pensamos em úlceras gástricas ou gastrite.

Vômito com aspecto e cheiro de fezes pode estar associado a uma obstrução intestinal. Neste caso, se o gato for jovem, vamos pensar em corpo estranho. Se for um gato idoso, a causa mais provável de obstrução intestinal é um tumor no intestino.

Em que momento os vômitos são sinais de alerta e quando procurar um veterinário?
O tutor deve se preocupar e buscar auxílio veterinário sempre que o vômito for frequente. Mesmo que o gato não demonstre sinais de estar doente, a causa desse vômito precisa ser investigada.

Outra situação de alerta é o vômito com sangue e aspecto de fezes. Sempre que os vômitos vierem acompanhados de apatia, perda de apetite ou diarreia, esse paciente precisa ser avaliado.

Na clínica veterinária, quais exames devem ser pedidos pelo profissional?
Os exames investigativos, no caso de vômitos, dependerão das manifestações clínicas presentes: além do vômito, da condição clínica do gato e dos achados da avaliação física do paciente.

O exame de imagem, como a ultrassonografia abdominal, traz muitas informações importantes. Muitas vezes, o ultrassom é a ferramenta que definirá a causa do vômito, como nos casos de corpo estranho, tumores, pancreatite, doenças hepáticas e inflamação intestinal.

Nos casos em que há suspeita de gastrite, recomenda-se a endoscopia.

Os exames de sangue também ajudarão a avaliar a extensão do problema. Nesse caso, orientamos o tutor a permitir a realização de hemograma e exames bioquímicos para a avaliação do fígado e dos rins.

Acompanhamento de eletrólitos também é importante, uma vez que pode haver alteração de eletrólitos em gatos com alta frequência de vômitos. As alterações eletrolíticas podem ser causa e consequência de vômitos. Exemplos de eletrólitos que são avaliados nesses casos: potássio, sódio, cloreto e fósforo.

Existe alguma coisa no ambiente de casa que o gato pode ingerir e provocar vômitos?
Sim. Na maior parte das vezes, a ingestão de plantas é a principal causa de vômitos. Alguns gatos têm um tipo de alteração comportamental e acabam comendo o que não deve ser comido, por exemplo, plástico, linha, barbante, fita, panos.

Esses gatos podem vomitar esse material ingerido ou eliminá-los pelas fezes. Esse comportamento anormal é definido como pica. Esse paciente precisa de acompanhamento por um profissional que trabalhe na área comportamental.

Siga o blog Gatices no Twitter, Instagram e Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.