Gatices

Para além dos bigodes, miados e ronronados =^.^=

Descrição de chapéu Pets Páscoa

Intoxicação por chocolate em gatos pode afetar rins e sistema nervoso

Veterinários explicam que teobromina, substância no doce, prejudica o animal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O gato branco e cinza está deitado olhando para o alto; ao lado dele há um coelhinho prateado decorativo
Gatinho posa ao lado da decoração de Páscoa - Instagram/madebycleo
São Paulo

Alimentos doces, como o chocolate, não costumam atrair os gatos. Mas, por curiosidade, é bem possível que seu felino tente dar uma mordida no seu ovo de Páscoa.

O problema é que, dependendo da quantidade ingerida, o consumo pode causar diarreia, vômitos e até a morte do animal.

O chocolate contém uma substância chamada teobromina, que é tóxica tanto para gatos quanto para cães, diz Marcio Thomazo Mota, veterinário e presidente da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais do CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo).

"Gatos e cães não são capazes de quebrar ou metabolizar a teobromina como os humanos e, por isso, ela acaba afetando as vísceras, o coração, o sistema nervoso central e os rins dos animais", explica.

A teobromina está relacionada com o percentual de cacau na composição do chocolate. Isso significa que, quanto mais cacau o alimento tiver, maior será o teor de teobromina e maior será a toxicidade do produto para o animal.

"Apesar de chocolates ao leite e branco terem um nível menor de substâncias tóxicas para os pets, também fazem mal e não devem ser oferecidos", alerta Yves Miceli de Carvalho, veterinário e presidente da Comissão Técnica de Nutrição Animal do CRMV-SP.

Sintomas de intoxicação por chocolate
Mota reforça que, não importa o quanto pet implore por um pedaço de chocolate, não se deve dar esse tipo de alimento ao animal. Caso haja uma ingestão acidental, alguns sintomas devem ser observados.

De acordo com Carvalho, como a teobromina age intensamente no organismo, pode ocorrer aumento de contrações musculares, excitação nervosa, micção em excesso, elevação da temperatura corporal, respiração acelerada, taquicardia, vômitos e diarreias.

Mota diz que os tutores também devem ficar atentos a mudanças de comportamento do pet, como inquietação, hiperatividade e falta de coordenação.

Apesar dos casos letais serem raros, existe alta incidência de distúrbios gastrointestinais, especialmente em animais de pequeno porte e mais jovens, devido à proporção entre a quantidade de toxina ingerida em relação ao peso do gato.

"Além dos riscos associados à intoxicação, o chocolate pode acarretar outros males ao organismo do animal, como obesidade e diabetes", complementa Carvalho.

Dicas de prevenção
Evite deixar o alimento perto do seu gatinho. Mota recomenda orientar os familiares –especialmente crianças– que convivem com o animal a tomarem os mesmos cuidados. "É importante explicar que alguns alimentos podem fazer mal e, portanto, não devem ser oferecidos e nem deixados ao alcance. Assim, o pet não corre o risco de comer algo que não deveria."

Deixar as guloseimas embaladas e devidamente guardadas também é indicado pelos veterinários. "Os gatos podem ser atraídos pelo odor ou pela própria embalagem do chocolate e pegar o alimento às escondidas", observa Carvalho.

Primeiros socorros
A principal recomendação é que, em caso de ingestão acidental, o tutor contate imediatamente um veterinário para que o felino receba os primeiros socorros e passe por uma avaliação clínica.

"Fases posteriores ao envenenamento por teobromina incluem ataques epiléticos e morte, mas a gravidade do quadro clínico varia de acordo com a quantidade ingerida, idade, espécie e o estado de saúde do animal. Por isso, é essencial consultar o médico-veterinário o mais rápido possível", orienta Carvalho.

Siga o blog Gatices no Twitter, Instagram e Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.