Gatices

Para além dos bigodes, miados e ronronados =^.^=

Descrição de chapéu Pets

Gatos puxam recorde de adoções na rede Petz em maio

Felinos respondem por 67% do total de animais adotados em 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cicinho é um filhote de gato de pelagem branca e preta e Diego é um filhote laranja; eles estão deitados lado a lado em uma almofada
Os gatinhos adotados Cicinho (preto e branco) e Diego - Leo Saito
São Paulo

O programa Adote Petz bateu recorde de adoções no mês de maio com a marca de mais de 900 animais, maior volume mensal já registrado ao longo de 15 anos.

Segundo a rede de pet shops, a procura por gatos é bem maior do que a por cães.

Os felinos respondem por 67% do total de bichos adotados em 2022. No ano passado, os bigodudos representaram 65% dos pets que ganharam um lar e, em 2020, 57%.

Em 2020, a pesquisa Radar Pet já apontava que os gatos eram os animais do futuro na casa dos brasileiros.

Na época, o levantamento mostrou que mais de 37 milhões de lares no Brasil tinham ao menos um bichinho de estimação

Os cães estavam em primeiro lugar, alcançando a marca de 54 milhões. Mas os bichanos ocupavam uma honrosa segunda posição: eram 30 milhões de felinos ronronando e arranhando sofás por esse país afora.

"Temos mais cães, mas os gatos têm ganhado um grande espaço nos lares brasileiros. É um animal de entrada para muitas pessoas e famílias. No Nordeste, por exemplo, há já uma predominância dos gatos. Um dos possíveis motivos para isso, além do perfil do animal, é um custo mais baixo mensal. O gato vai ser o pet do futuro", afirmou na ocasião Leonardo Brandão, coordenador da Comissão de Animais de Companhia do Sindan e responsável pela apresentação dos dados aos jornalistas.

O programa Adote Petz cadastra ONGs e protetores independentes para que cães e gatos tenham a chance de encontrar uma família. A rede disponibiliza espaços permanentes em suas lojas para expor animais disponíveis para adoção, sendo todo o processo conduzido pelos parceiros, conforme orientações sobre posse responsável.

Desde 2007, quando surgiu, o programa Adote Petz já ajudou mais de 60 mil animais a encontrarem um lar. De janeiro a abril deste ano foram 3.100 pets adotados, um aumento de 32% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os gatos na Petz

  • 20% dos produtos vendidos na rede de pet shops são para gatos
  • De 2015 para cá, a representação da categoria na receita cresceu de 14,5% para mais de 20% em 2022
  • Desde que a Cansei de Ser Gato, plataforma de produtos online, passou a integrar o ecossistema da Petz, há pouco menos de um ano, a categoria felina dentro subiu 57%

Siga o blog Gatices no Twitter, Instagram e Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.